quarta-feira, 12 de julho de 2017

MIS-PR leva exposição sobre a Guerra do Contestado para a Lapa

No dia 14 de julho, sexta-feira, abre a exposição “A Guerra do Contestado”, às 18h30, na Central de Informações Turísticas da Lapa. Composta por 30 fotografias que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná, a mostra fica em cartaz até 13 de agosto de 2017. A entrada é gratuita.
Por meio das fotos, a exposição retrata um dos episódios mais trágicos da revolta camponesa civil do Brasil. As imagens revelam personagens como o monge João Maria, líder espiritual dos camponeses, a líder guerreira Maria Rosa, o capitão do exército João Teixeira de Matos Costa, o coronel da Polícia Militar do Paraná João Gualberto, entre outros.

O conflito - Iniciado em 1912, o conflito, que se espalhou pela região sul do Paraná e norte de Santa Catarina, resultou no massacre de camponeses liderados pelo monge João Maria. Eles lutavam pelo direito pleno de suas terras, contra as forças estatais constituídas e os jagunços contratados para defender os interesses do governo e das companhias empreendedoras da região. A batalha desigual completou seu centenário em 2016.

A Central de Informações Turísticas está situada na Praça General Carneiro, 106, e a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 19h. Mais informações (41)3622-2036 ou museus@lapa.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário