quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Festival de Cinema da Nova Zelândia no Brasil passa por Curitiba

Nove filmes neozelandeses estão na programação do Festival de Cinema da NovaZelândia no Brasil, que durante o mês de agosto ocupará o Espaço Itaú de Cinema Curitiba (Shopping Crystal, de 17 a 23/08). Formada por uma seleção de longas que impressiona pela força dos personagens e das histórias, a seleção de filmes traz produções premiadas em todo o mundo, documentários, filmes baseados em fatos reais e obras de ficção.
“Brasil e Nova Zelândia têm muitas semelhanças e, talvez, a mais interessante delas seja o fato de que os dois países acumulam grandes histórias, vividas por personagens aparentemente triviais e documentadas em obras cinematográficas. As obras que selecionamos para o Festival abordam essas possibilidades. São filmes que traduzem para o cinema a força dos personagens, o impacto, as contribuições e revoluções que podem ser causadas por indivíduos”, firma a embaixadora da Nova Zelândia Caroline Bilkey.
Lançado no ano passado, o aclamado “Mahana” (foto) foi indicado a seis prêmios no New Zealand Film and TV Awards 2017 e é um dos selecionados para a mostra. O filme fala sobre a rivalidade entre duas famílias, que atravessa gerações até ser questionada por um jovem de um dos clãs. As particularidades e embates da relação entre avô e neto são o ponto chave do longa-metragem, baseado na obra de Witi Ihimaera.
O trabalho do escritor está também em outros dois filmes da mostra: “A Encantadora de Baleias” e “White Lies”. O primeiro leva às telas a história de uma garota Maori impedida de liderar sua comunidade por ser mulher. Sucesso no mundo todo, o filme rendeu uma indicação ao Oscar para a atriz Keisha Castle-Hughes, que na época das filmagens tinha 13 anos.
Já “White Lies” fala sobre a relação de três mulheres diante de um segredo e também foi sucesso de crítica. A diretora, Dana Rotberg, recebeu o prêmio de melhor direção no The WIFTS Foundation International Visionary, cerimônia que reconhece o trabalho e as conquistas de mulheres do mundo todo. Na lista de exibições estão ainda os documentários “Hip Hop-eration” e “The Ground We Won” e os longas de ficção “Boy”, “The Dead Lands”, “The Dark Horse” e “Born to Dance”.
O Festival é oferecido pela Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, por meio da parceria com o Ministério de Cultura, Artes e Patrimônio da Nova Zelândia e com a New Zealand Film Commission. As exibições no Brasil fazem parte de um projeto que este ano percorre também Argentina, Paraguai, Chile, México, Cuba e Colômbia.
A programação completa está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário