quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Grupo de Ricardo Herz se apresenta neste final de semana na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 10 a 12 de novembro, o swing e a força do trio Ricardo Herz. Apresentando as músicas mais marcantes de seus trabalhos anteriores, além das canções que integram seu novo CD “Torcendo a Terra”, o trio tem na bagagem diversas turnês pelo Brasil e também no exterior. A originalidade está no DNA do trio. Herz reinventou o violino com sua técnica que leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.
Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz, revelando a influência dos nove anos em que viveu na França. Dali levou sua música para os quatro cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.
Ricardo Herz (violino), Michi Ruzitschka (violão 7 cordas) e Pedro Ito (percussão e bateria) começaram seu relacionamento musical em 2001, alunos então da Berklee College of Music em Boston. Em 2010, estando todos de volta ao Brasil, com diferentes experiências, começaram a trabalhar no disco “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”, lançado em 2012. Este CD levou o trio a festivais no Brasil e no exterior. Ricardo Herz Trio foi também o único grupo a representar o Brasil na seleção oficial do Womex – The World Music Expo 2012, em Tessalônica, na Grécia, a mais importante feira de música do mundo. O grupo também foi o único representando do Brasil na Jazz Ahead 2013, em Bremen, na Alemanha, uma das maiores feiras do mundo na área do jazz.

A trajetória de Ricardo Herz - Graduado em violino erudito pela Universidade de São Paulo (USP), sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz. Com Lockwood, tocou nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil.
De volta ao Brasil desde 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos de todo o país. Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. Formou um duo com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antônio Loureiro, com quem lançou um CD. Selecionado no Rumos Música 2010-2012, do Itaú Cultural, fez nascer mais um duo, desta vez com o gaúcho Samuca do Acordeon. Com a camerata Cantilena Ensemble tem tocado o repertório do seu disco infantil. Ricardo também dedica parte de seu tempo ao ensino e à difusão do violino popular.
Sua técnica surpreendente, Ricardo Herz vem arrebatando plateias e encantando grandes mestres da música brasileira. Sobre ele, o músico Dominguinhos escreveu: “Ricardo é desses moços que melhor toca ultimamente, toca pra valer. É um ótimo incentivo para a música brasileira, ainda mais porque, além de ser um excelente músico, tem um ‘molho’ único tocando violino no forró”. Já Hamilton de Holanda disse: “Cheio de sensibilidade e virtuosismo, swing e lirismo, Ricardo Herz está colocando os ‘pingos nos is’ na história do violino popular no Brasil! Tudo com muita musicalidade e a característica mais marcante em sua personalidade quando sobe ao palco: carisma! Sucesso de público e crítica”. E Edu Lobo destacou que “com uma técnica apurada, Ricardo Herz passa por baião, forró (às vezes como se fosse rabeca), sambas, chorinhos e canções com autoridade e intimidade absolutas de quem conhece, de fato, o Brasil”.

Livre para todos os públicos, a apresentação do Ricardo Herz Trio acontece sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário