quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo “Origem” no Guairão

O Balé Teatro Guaíra (BTG) apresenta o espetáculo “Origem”, com coordenação de Patrícia Machado, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), às 20h, no palco do Guairão. A entrada é gratuita e os lugares são limitados para 100 pessoas. Este é mais um trabalho do grupo dentro do projeto Palco Invertido, no qual o espetáculo ocorre nos fundos do Guairão.
Patrícia Machado, que foi bailarina do BTG durante nove anos, conta que a ideia da coreografia de “Origem” surgiu da experiência dela com refugiados vindos da Síria, Haiti e Venezuela. Por conta da dança Patrícia também já viveu como imigrante. “Comecei minha carreira como bailarina em alguns países da Europa, como Espanha, Portugal e Holanda, e durante um contrato e outro, enquanto não tinha os documentos liberados, eu vivi essa história de estar ilegal”.
O trabalho de residência que resultou na montagem de Origem foi elaborado com os bailarinos, que ouviram as histórias dos próprios imigrantes e assim puderam criar o material coreográfico. “Tenho muitos amigos imigrantes e chamei três músicos sírios (Myria Tokmaji, Abed Tokmaji e Lucia Loxca) que tocarão ao vivo durante a apresentação”, conta Patrícia. A montagem é baseada em relatos de refugiados e pretende mostrar um pouco dessas histórias.
Para nós bailarinos faz parte da nossa profissão trabalhar em vários países. Estamos sempre buscando novos territórios, outras cidades para continuar fazendo nossa arte. E hoje a maioria dos integrantes do BTG não é de Curitiba. Eles também sabem o que é estar fora de casa. É claro que não podemos comparar a situação de alguém que muda de país para estudar ou trabalhar com a dos refugiados, mas se tem uma ideia do que é estar fora de seu ambiente”, diz Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário