terça-feira, 10 de abril de 2018

Ficção científica brasileira é destaque na edição de abril do Cândido


A edição de abril de 2018 do jornal Cândido, editado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná, traz como destaque uma análise da ficção científica brasileira e o lugar que ela ocupa na literatura nacional. Mesmo pouco valorizado pela imprensa, prêmios e feiras literárias, o gênero vive hoje um cenário bastante fértil no país.
O escritor Luiz Bras assina o ensaio “Irmandade marginal”, que mostra a linha evolutiva da ficção científica no Brasil, cita nossos maiores expoentes e tenta explicar o porquê da pouca adesão do público leitor, apesar da grande quantidade de escritores talentosos que se dedicam ao gênero por aqui.
Além de mostrar como esses autores viabilizam suas produções no país, Bras também apresenta os principais subgêneros e elege seis livros fundamentais para a iniciação no universo da ficção futurista brasileira.

ENTREVISTA - Na sexta entrevista da série “Os editores”, o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos conversou com Maria Amélia Mello, que comentou sua carreira no mercado editorial brasileiro, onde dedicou-se à preservação da memória e aos autores nacionais, em especial os do Século XX.
Outro destaque da edição é o ensaio da jornalista e escritora Marleth Silva sobre a trajetória da contista americana Lucia Berlin (1936-2004). Mesmo com uma prosa altamente singular, Lucia só teve visibilidade após sua morte.
Na seção de inéditos, o Cândido publica três contos de autores da ficção científica brasileira contemporânea: Santiago Santos, Lúcio Manfredi e Giovanna Picillo. A edição também traz poemas de Maria Dolores Wanderley, Julia Raiz e Pedro Gonzaga, além de um fragmento da HQ Síncope, da artista Aline Zouvi.

O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, pelo correio, para assinantes de diversas partes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário