quarta-feira, 25 de abril de 2018

MON promove mostra com obras de Carina Weidle e Lígia Borba


O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre na quinta-feira (26), às 19 horas, a exposição Decantação e Desastres, que reúne os trabalhos de Carina Weidle e Lígia Borba. Com curadoria de Agnaldo Farias, a proposta é estabelecer um diálogo entre as obras das duas artistas. A mostra possui esculturas, fotos, cerâmicas e pinturas.
Carina Weidle apresenta um projeto de exposição alicerçado em trabalhos produzidos nos últimos anos, em cerâmica primordialmente, mas também envolvendo vídeos. Parte desta proposta é resultado da tese de doutorado intitulada Des Astres com a máquina de escrever, a guilhotina e os fósforos (USP).
Lígia Borba propõe grupos escultóricos que têm em comum o procedimento de reprodução de objetos em técnicas cerâmicas variadas por meio de moldes onde cada cópia é feita de maneira a apresentar algum grau de diferença, demonstrando assim um desenvolvimento em narrativa literária temporal.
Nesta exposição, a cerâmica e a porcelana são os denominadores comuns entre as artistas. O que é o mesmo que dizer que trabalham em parceria com o fogo. É a ele que submetem a argila, intensamente manipulada até atingir o que se deseja: cabeça, fruta, mão, uma vulgar caixa de fósforos, uma pequena pilha de biscoitos”, explica curador Agnaldo Farias.
“Decantação e Desastres” fica em cartaz até dia 9 de setembro de 2018. No dia e horário da inauguração a entrada é franca. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$ 20,00 e R$10,00 (meia-entrada). Nas quartas a entrada é sempre gratuita.

SOBRE AS ARTISTAS - Carina Weidle possui graduação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Empab) e mestrado em Master of Fine Arts - Goldsmiths College - University of London. É professora-assistente da Embap. Tem experiência na área de Artes no Departamento de Escultura, atuando principalmente nos temas cerâmica, escultura, fotografia e instalação.
Lígia Borba tem Bacharelado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Embap. Possui pós-graduação em Ensino da Arte (1983), FAP e UFPR e pós-graduação em História da Arte (Emap). Estudou escultura com Décio Mauro Lima (Belo Horizonte), Francisco Stockinger (Porto Alegre), Juan Carlos Labourdet (Curitiba e Buenos Aires); e Cerâmica com Marek Ceculla (Curitiba) e Mabel Santos (Buenos Aires).
Mais informações: 3350-4400 ou http://www.museuoscarniemeyer.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário