quarta-feira, 9 de maio de 2018

Músico francês premiado se apresenta na Capela Santa Maria


O violoncelista francês, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica de 2017, Victor Julien-Laferrière, se apresenta nesta quinta-feira (10), em Curitiba. A Capela Santa Maria Espaço Cultural recebe a última apresentação da turnê que já passou por Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.
Victor será acompanhado pela pianista parisiense, Araceli Chacon. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
Em 2017, o músico superou 67 competidores de 22 nacionalidades conquistando o júri integrado por conceituados violoncelistas, entre eles David Geringas, Natalia Gutman, Mischa Maisky, Pieter Wispelwey e o brasileiro Antonio Meneses.
Este é o nono ano consecutivo que os vencedores do concurso vêm ao Brasil. A turnê tem a coordenação de Cristina Barros Greindl, brasileira radicada em Bruxelas desde 1987, conta com direção artística do pianista Fábio Caramuru e produção da Echo Promoções Artísticas.

Competição - O concurso é uma das mais importantes competições musicais do mundo. Sua história tem raízes em uma ideia cultivada por longos anos pelo violinista, compositor e regente Eugène Ysaÿe.
A competição só veio a se concretizar em 1937, anos após a morte do músico belga, com a criação do Concours Eugène Ysaÿe, graças ao suporte da Rainha Elisabeth e da corte belga, através da fundação Chapelle Musicale Reine Elisabeth.

Victor Julien-Laferrière - Nasceu em Paris, em 1990. Em 2008, completou seus estudos no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, sob orientação de Roland Pidoux. De 2009 a 2016, realizou estudos de aperfeiçoamento com Heinrich Schiff, na Universidade de Viena, e com Clemens Hagen, no Mozarteum de Salzburgo. Em paralelo, de 2005 a 2011, participou da Academia Internacional de Música da Suíça, de Seiji Ozawa.
Nos últimos dez anos, o violoncelista vem desenvolvendo carreira como solista e como camerista. Tocou com orquestras como a Filarmônica da Rádio da França, a Orquestra de Câmara de Paris, a Filarmônica de Bruxelas e a Orquestra Nacional da França. Na música de câmara é também bastante requisitado, já subiu ao palco ao lado de músicos como Augustin Dumay, Adam Laloum, Jonas Vitaud, Lise Berthaud e Quatuor Strada, entre outros.
Mais informações: 3321-2840.


Nenhum comentário:

Postar um comentário