terça-feira, 12 de junho de 2018

Caixa Cultural recebe o romantismo da colombiana Maria Cristina Plata


Maria Cristina Plata é uma das principais cantoras colombianas da atualidade. Possui dois CDs como solista, voz doce de mezzo soprano que se assemelha a Mônica Salmaso, um repertório tendo as relações de amor como tema constante. Não por acaso, ela se apresenta na Série Solo Música em Curitiba bem no Dia dos Namorados, hoje, 12 de junho, às 20 horas, na Caixa Cultural. É uma noite para celebrar o amor e a descoberta de uma nova cantora, ainda desconhecida no Brasil.
Esta é a primeira vez que Maria Cristina Plata virá a Curitiba. “Ela é uma grande cantora, que aos poucos vem ganhando destaque internacional, participando e festivais importantes na Europa”, diz Alvaro Collaço, produtor da Série Solo Música, que conheceu Maria Cristina em 2016 no Circulart, festival de música em Medellin, Colômbia. Não bastassem as qualidades artísticas de Maria Cristina Plata, há o fato de pouco se ter artistas hispano-americanos em Curitiba, o que faz do recital algo raro. “Este ano Jorge Drexler esteve em Curitiba, mas isso não significa que a integração com a música dos países vizinhos seja grande”, diz Collaço, que tem trazido anualmente artistas hispano-americanos para o Solo Música. Em 2016 foi o venezuelano Nelson Gonzales, em 2017 foi o peruano Frederico Tarazona. “Ambos são instrumentistas, faltava na Série mostrar um pouco do universo de nossos vizinhos através de palavras, do canto, um recital de canções como ocorrerá agora com Maria Cristina Plata”.

Destaque na Colômbia - Maria Cristina Plata é graduada em Música pela Universidade Autônoma de Bucaramanga. Foi diretora e fundadora do dueto Trapiche Molé, com o qual obteve 19 prêmios a nível nacional entre os quais o “Gran Mono Nuñez”, em 2010. Em 2014 lançou-se em carreira solo com o lançamento do CD “Todas as Flores”, que marcou o início de sua carreira solo e com o qual obteve canções com sucesso na Rádio Nacional de Colômbia. A este seguiu “Después de Tudo - Compilado Latinoamericano”, de 2017, disco sensível e nostálgico, que traz participações especiais de Elsa & El Mar, Marta Gómez e Ángel Parra.
Participou de festivais importantes como o Sziget Festival, em Budapeste, Hungria, e o Festival Les Cultures Du Monde, em Gannat, França. Apresentou-se ainda na Alemanha, Áustria, Brasil, Cuba, Espanha, Inglaterra e Itália. Obteve o Prêmio RTVC de melhor show case do Bogotá Music Market. Participou na Colômbia de outros festivais importantes de negócios como o Circulart, de Medellin, e o Micsur, de Bogotá.
Inspirada na música andina e latino-americana, Maria Cristina traz em seus trabalhos ritmos da Colômbia como o “passaje llanero”, o “carnavalito”, o “bambuco” e o “bulerengue”, que se transformam com sua voz e novos arranjos em uma experiência renovadora.

Livre para todas as idades, a apresentação de Maria Cristina Plata, dentro da Série Solo Música, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário