quarta-feira, 13 de junho de 2018

Feiras de Inverno começam com artesanato, comidinhas e quentão


Quem mora ou visita Curitiba tem mais dois bons motivos para sair de casa ou do trabalho e passear pelo Centro da capital a partir desta semana. Na terça-feira (12), começaram as tradicionais Feiras Especiais de Inverno da Prefeitura, que vão reunir, nas praças Osório e Santos Andrade, o melhor do artesanato local e da culinária típica da estação mais fria do ano.
Variedade, beleza e preços convidativos são os grandes diferenciais destes dois pontos repletos de barraquinhas com produtos de inverno. As feiras vão até 14 de julho.
Serão 72 barracas, sendo 61 na Osório e 11 na Santos Andrade, que irão comercializar artigos de inverno (cachecóis, luvas, toucas, pantufas, pijamas e blusas), roupas de festa junina e itens artesanais, inclusive de instituições beneficentes. Também não poderiam faltar, é claro, bancas repletas de comidinhas e bebidas que ajudam a aquecer do frio, como quentão, milho cozido e pinhão, além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta. Barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate, bolachas e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras. 
Todos os produtos são criteriosamente selecionados pelo Instituto Municipal de Turismo, como explica Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de arte e de artesanato da Prefeitura. “Obrigatoriamente, eles precisam seguir a temática de inverno e comprovar a qualidade de artigos e itens artesanais”, observa ela.
Em relação à culinária oferecida nas feiras, Marily salienta que todos os comerciantes selecionados têm licença sanitária e participaram de cursos de Boa Prática de Manipulação de Alimentos. “A população pode ficar tranquila quanto à procedência e saborear tanto os pratos típicos como as bebidas e comidinhas”, completa a coordenadora.

Clima junino - Em contagem regressiva, comerciantes aguardam o início das Feiras de Inverno da Prefeitura. É o caso da artesã Vera Lúcia Alvarez Gomes Demo, 60 anos, que estreia na Praça Osório com trajes típicos de festa junina, repletos de xadrez, retalhos, rendas e muitas cores. “Há mais de um mês, estou em ritmo intenso confeccionando, principalmente, vestidos de quadrilha, que podem ser infantis ou adultos, além de coletes masculinos”, conta a costureira, que trabalha em casa, no bairro do Portão.
Para amenizar as baixas temperaturas de inverno, a costureira Ana Carolina Rigos Maia Prata, 38 anos, irá oferecer na Praça Osório pijamas, chinelos e roupões felpudos em microfibra para adultos e crianças. “Meu diferencial, além da qualidade, é que todos os modelos são divertidos, pois são coloridos e trazem apliques de coelho, urso, unicórnio e outros elementos de fantasia”, salienta ela, que também está em ritmo intenso de produção em seu ateliê em Pinhais.
Ana Carolina garante que não são apenas as crianças que se encantam por seus artigos. “Famílias inteiras compram o mesmo pijama, por exemplo, para curtirem o inverno em casa”, justifica. 

Horários - Na Praça Osório, as barracas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 14h30 às 19h30. Na Praça Santos Andrade, haverá feira de segunda a sábado, das 10h às 20h; e no domingo, das 14h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário