quarta-feira, 20 de junho de 2018

MuMA recebe exposição sobre a cultura do skate em Curitiba


Considerada a capital do skate do Brasil durante as décadas de 1990 e 2000, Curitiba apresenta um expressivo número de skatistas e o Museu Municipal de Arte (MuMA) está recebendo a exposição “Curitown – A Cultura do Skate em Curitiba”. Mais do que esporte, lazer e meio de transporte, o skate é uma manifestação cultural que envolve hábito, comportamento, moda, lazer, sociabilidade, identidade e estilo de vida.
O universo cultural que envolve skate, fotografia, vídeo, marcas, fábricas, campeonatos, nomes de destaque e pioneiros do skate na capital será mostrado na exposição, trazendo para o público a cultura e a história do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.
A mostra é composta por uma linha do tempo na qual se destacam os principais acontecimentos das décadas de 1970 à de 2000; um documentário sobre a cultura do skate de Curitiba a partir dos depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais; obras de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais e fotografias de skatistas que se especializaram neste segmento.
O público poderá conferir ainda a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos utilitários que são feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.
Ao longo do período da exposição ocorrerão sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados, e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.
A mostra tem pesquisa e curadoria de Victor Augustus Graciotto Silva, direção de fotografia de Eli Firmeza, e produção de Rebeca Gavião Pinheiro, a exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba” tem o patrocínio da Celepar e Caixa e foi realizada com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Oficinas de foto e vídeo - Como contrapartida social da exposição “Curitown – A Cultura do Skate em Curitiba” serão oferecidas oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz. Ao todo serão quatro aulas, todas gratuitas, com disponibilidade de 10 vagas por aula. O curso terá duração de 20 horas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@editoramaquinadeescrever.com.br. Os interessados devem ter no mínimo 14 anos. Os participantes terão aulas de teoria, pré-produção, produção e pós-produção. A oficina tem o objetivo de capacitar os alunos a produzirem um curta metragem que será exibido no dia 1º de agosto.

A exposição “Curitown - A Cultura do Skate em Curitiba” pode ser visitada gratuitamente até dia 20 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. O Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural está situado na Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário