quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Klezmorim sobe ao palco do Paiol com canções tradicionais da música ídiche


A partir de canções tradicionais da música yiddish, o grupo Klezmorim apresenta um show inédito com a participação da cantora Karla Izidro, na sexta-feira (31) e sábado (1º), às 20h, no Teatro do Paiol. O show que integra o Projeto Paiol Musical conta ainda com um bate-papo na quinta-feira (30), no Conservatório de MPB de Curitiba. Os ingressos para o Paiol custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia); o bate-papo tem entrada franca.
A característica multi-instrumental do grupo busca ir além do tradicionalismo para permitir a liberdade sonora e criativa. Klezmorim quer dizer: "músicos que tocam Klezmer", gênero musical judaico em que seis músicos de Curitiba se basearam para compor o grupo, em 2009. Temas típicos da música yiddish, tradicional desde o século XV, receberam arranjos influenciados por ritmos brasileiros como frevo, choro, baião e xote.
Com a participação de Karla Izidro, que atua desde 2007 na pesquisa vocal da música étnica, esse show varia um repertório ora instrumental, ora em forma de canções no idioma yiddish e romani. O grupo é composto por André Ribas (acordeom), Hudson Muller (trompete/sax) Giorgio Bonfanti (contrabaixo acústico), Rodrigo Henrique (piano), Lucio Lowen (guitarra) e Mateus Azevedo (bateria).

Bate-papo - Em seus 9 anos de trajetória, dois álbuns e um DVD, o Klezmorim criou uma identidade própria e um trabalho consistente a partir da pesquisa do estilo klezmer. Essa construção de marca, a instrumentação da música klezmer, cultura judaica e música do leste europeu são os principais temas abordados no encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário