quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Na Reitoria, recital com o violoncelista Antonio Del Claro em prol de crianças com câncer


O músico violoncelista Antonio Lauro Del Claro, considerado um mito nacional do violoncelo, com mais de 50 anos de carreira faz apresentação exclusiva em prol das crianças em tratamento do câncer de todo o Brasil, atendidas pela Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN).
A convite da instituição, o músico vem a Curitiba para apresentar o seu trabalho atual: “Cello em Solo Brasileiro”. Um recital de violoncelo com obras brasileiras, com duração de aproximadamente 50 minutos.
O evento, organizado e promovido pela APACN, acontece na sexta-feira (31), às 20h, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, que une arte através da música clássica e solidariedade. Toda a arrecadação com a venda de ingressos será destinada à associação. 
De acordo com a presidente da instituição Mariza Del Claro, a vinda do músico propiciará a oportunidade ao público para assistir um dos mitos nacionais do violoncelo com esse projeto que envolve algumas obras de músicas do nosso país. “Sempre lemos ou ouvimos através de críticos e artistas que os curitibanos são apreciadores da música clássica e erudita. Não fica restrito apenas a São Paulo, Curitiba é sempre receptiva à boa arte”, argumenta.
Disse ainda que o Teatro da Reitoria da UFPR, palco que ao longo dos anos marcou a sua história no cenário paranaense, agora receberá esse artista, que dedica o seu tempo e a sua arte em prol dos carequinhas atendidos pela APACN. “Um presente ao Teatro da Reitoria, aos nossos patrocinadores, apoiadores e doadores, aos nossos voluntários e principalmente ao público”, finaliza Mariza Del Claro.
Para o artista será a primeira experiência em realizar uma ação em prol de crianças em tratamento do câncer, nesse formato: uma apresentação exclusiva. “Espero que o público consiga captar a energia e a emoção que certamente permeará a apresentação. E também compreender a importância de colaborar com esse movimento que é vital para que muitas crianças sejam atendidas da forma mais humana possível”, ressalta Antonio Lauro Del Claro.
Disse ainda que conhece o trabalho da instituição através da atual presidente, o qual sempre acompanha a distância. “Vejo todo empenho e esforço no sentido de humanizar o tratamento das crianças portadoras de câncer e suas famílias, com ajuda psicológica e todo o suporte necessário e sem custos. E, por acreditar na proposta e na seriedade da instituição e das pessoas que a compõem, não tive dúvidas em aceitar e procurar disponibilizar o mais rápido possível uma data para que pudesse prestar a minha colaboração”, finaliza.
No recital, Del Claro apresenta um leque dos diversos compositores, alguns em primeira audição mundial e outros que honram o intérprete dedicando-lhe suas obras, desde Claudio Santoro, Edmundo Villani Cortes, Dimitri Cervo, Aluísio Didier, Raul do Valle e Aleh Ferreira.

A APACN - A Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN) é uma instituição sem fins lucrativos em atuação há 34 anos, com a missão de apoiar crianças de todo o Brasil, para realizar o tratamento do câncer em Curitiba. Nesse período, recebem hospedagem, alimentação, educação, atendimento odontológico, transporte, suporte de equipe multidisciplinar composta por psicóloga, nutricionista e assistente social. Contam com espaços como brinquedoteca, oficinas de artesanato, sala de televisão, capela e anfiteatro. Os pacientes que realizam transplante de medula óssea permanecem em apartamentos especiais, lúdicos e confortáveis, chamados de TMOs (Transplante de Medula Óssea) para garantir o êxito do procedimento realizado pelo paciente. Todo esse suporte é sem custos e pelo tempo necessário para a realização do tratamento. A APACN também possui o Ambulatório Menino Jesus de Praga, que é o local de atendimento de crianças de Curitiba e Região Metropolitana que não necessitam ser internadas, e que são encaminhadas pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também com o CEGEMPAC – Centro de Genética Molecular e Pesquisa de Câncer em Crianças, para realização de pesquisas. www.apacn.org.br

O Teatro da Reitoria da UFPR está situado na Rua XV de Novembro, 1299, Centro. Os ingressos custam R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia) e podem ser encontrados através do site www.livepass.com.br. O recital é livre para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário