quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Teatro, dança e performance são atrações da Mostra Novos Repertórios 2018


Quem estiver na capital paranaense, entre os dias 17 e 26 de agosto, terá a oportunidade de prestigiar as produções artísticas mais expressivas do teatro, da dança e da performance de Curitiba, durante a 11ª edição da Mostra Novos Repertórios. Além de eclética a Mostra também é gratuita.
A programação deste ano privilegia a multiplicidade de linguagens artísticas e irá ocupar os palcos dos teatros Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), Miniauditório (Glauco Flores de Sá Brito) e Teatro Novelas Curitibanas, além de realizar apresentações ao ar livre (em lugares públicos como praças e terminais de ônibus) e nas sedes das companhias locais.
Entre os destaques, a estreia “Neblina Canibal”, o novo trabalho de Maikon K, tido como o maior nome atual na performance brasileira. O artista, em seu trabalho anterior, ficava nu em uma bolha no trabalho “DNA de DAN” e foi preso de forma violenta, no ano passado, em Brasília, enquanto se apresentava em frente ao Museu Nacional da República.
“O maior destaque, na verdade, é o ecletismo das produções. No ano passado já tivemos uma programação para gostos bem variados, mas este ano verticalizamos. Também resolvemos retomar mais um dos conceitos da Novos Repertórios, que é apresentar novos talentos. Com isso, teremos na programação jovens artistas, mas que já conquistam espaço com trabalhos importantes”, ressalta Michele.
“O evento simboliza também uma tentativa de resistência artística, de unir forças enquanto pensadores da arte e da sociedade e nos darmos um momento do ano para olharmos para nossa criação, a Mostra proporciona este encontro mediado pela cidade e por olhares de profissionais externos como críticos e curadores”, conta a atriz, produtora e tradutora Giovana Soar da companhia brasileira de teatro, responsável pela direção artística da Mostra.
Propor a discussão do fazer artístico e dos caminhos que o futuro aponta para as artes cênicas é também um dos propósitos da Mostra que inclui ainda na programação encontros, conversas e debates com o intuito de promover trocas e reflexões entre artistas locais, artistas convidados de outras cidades, críticos, pensadores, criadores, programadores de festivais e público.

PROGRAMAÇÃO:

“Primavera Leste” (foto) – Minha Nossa Companhia De Teatro
Texto/Dramaturgia: Vito Konigsberg, a partir da dramaturgia de Diogo Liberano.
Direção: Dimis Jean Sores
Elenco: Fernanda Perondi, Geisa Costa, Jeff Bastos, Léo Moita, Moira Albuquerque, Sávio Malheiros e Val Salles.
Gênero: Comédia Musical
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Local: Guairinha (17/08 – 21h)
Sinopse: O escritor “mundialmente famoso na Itália” Vito Konigsberg apresenta seu novo livro, “Primavera Leste”, fruto de uma pesquisa de cinco anos em que o italiano se aventurou pelo Brasil em busca de respostas sobre o sequestro de uma professora do Departamento de História da UFRJ.

“Lady Incentivo e as Contrapartidas” – Ave Lola Espaço De Criação
Direção: Criação Coletiva
Elenco: Arthur de Lima Jaime, Breno Monte Serrat, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Laura Tezza, Dara van Doorn, Renet Lyon, Carolina Meinerz, Zá Carneiro, Taciane Vieira, Pedro Inoue, Michele Bittencourt.
Gênero: Música
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Sede da Ave Lola (17/08 – 23h)
Sinopse: Lady Incentivo e as Contrapartidas é uma banda formada por atores, músicos e produtoras de teatro de Curitiba. A banda nasceu em dezembro de 2017 e brinca com um repertório de músicas ecléticas e inesperadas combinadas no formato de mashup.

“Rádio Atalalaia” - Filhas da Fruta e Catarina
Direção e Dramaturgia: Camila Jorge e Má Ribeiro
Elenco: Camila Jorge, Má Ribeiro e as frutas da época
Gênero: Livre
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Local: Passeio Público (18/08 – 12h)
Sinopse: A Rádio Atalalaia é um programa de rádio cênico-musical com fundamento na arte do improviso e frequências abertas para os acontecimentos do momento. Notícias, horóscopos, músicas, telefonemas, previsão do tempo, histórias de amor, (des)comerciais...

“Neblina Canibal” – Maikon K
Direção e Dramaturgia: Maikon K
Elenco: Maikon K e Hologramm
Gênero: Performance
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Local: Sede da Companhia Brasileira de Teatro (18/08 – 19h)
Sinopse: Performance e música eletrônica com Maikon K e Hologramm. Neblina Canibal é uma experiência gerada no atrito corpo-palavra-público. Como acionar a linguagem, o léxico, de outras maneiras, criando novos sentidos para aquilo que tenta nos definir e apreender. Como desestabilizar o mundo através da fala, da voz, do som. Como o corpo deforma as palavras e o espaço, como as palavras transformam o corpo. Uma droga que sai pela boca e entra pelos ouvidos.

“P... de Palhaço” - Equipe Cena Hum
Direção: Célio Savi
Elenco: Everson Silva, Vitor Dias, Mayara Nassar, Luciano Maccio, Jose Lucas Ribeiro e Steffanie Soares.
Gênero: Comédia Musical
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Local: Guairinha (18/08 – 21h)
Sinopse: Imagine uma nação comandada por palhaços! Um musical não linear, sensível e político que traz à cena uma forma simples e poética de reviver o palhaço bufão. Esse universo paralelo comandado por esses seis personagens que discutem e criam novas leis e regras de convivência social.

“Cabaré Voltei” - Selvática Ações Artísticas e o Estábulo de Luxo
Direção/Concepção Artística: Gabriel Machado, Marina Viana e Ricardo Nolasco
Artistas residentes: Elisa Nunes (Belo Horizonte), Nadia Granados (Colômbia), Montserrat Ángeles Peralta (México), Maria Tuti Luisão (Salvador), Patricio Ruiz (Argentina), Rubia Romani, Cesar Almeida e Vinicius Sopes (Curitiba).
Artistas interlocutores Casa Selvática: Amira Massabki, Cali Ossani, Francisco Mallmann, Gabriel Machado, Jo Mistinguett, Leonarda Glück, Leo Bardo, Matheus Henrique, Nina Ribas, Patricia Cipriano, Patricia Saravy, Renata Cunali, Ricardo Nolasco, Semy Monastier, Stéfano Belo, Simone Magalhães e Victor Hugo.
Artista interlocutora: Marina Arthuzzi.
Gênero: Cabaré/Variedades
Classificação: 18 anos
Duração: 120 minutos
Local: Guairinha (19/08 – 17h)
Sinopse: O cabaré se reinventa sempre que é feito porque “hackeia” aquilo que toca. Filho bastardo das vanguardas históricas é hoje um dos formatos que propicia uma arte de resistência em diferentes contextos ao redor do mundo. Durante 20 dias artistas de cabaré do Brasil, México, Argentina e  colômbia dividiram/ocuparam o espaço da Casa Selvática em busca da Reinvenção do Cabaré. Um reality show de vedetes latino-americanas compartilhando seus processos e criando juntas.

“Projeto Queer” - Rainha De 2 Cabeças
Direção e Dramaturgia: Cesar Almeida
Elenco: Cesar Almeida, Claudio Fontan e Gabriel Moreira
Gênero: Performance Teatral
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
*Local: Mini Guaíra (20/08 – 19h)
Sinopse: Essa nova produção da Rainha de 2 Cabeças tenta fugir dos cânones teatrais e se apresenta como uma grande performance sobre gênero. Inspirado na teoria queer e no livro “O Corpo da Roupa”, da transexual Letícia Lanz (psicanalista curitibana), fazemos nossa perfomance-manifesto teatral-baile funk para trazer um pouco à baila um assunto que tem movimentado calorosos debates facebookianos sobre o poder da arte transformar indefesas criancinhas heterossexuais em gays degenerados.

“Pão Com Linguiça” - Entretantas Conexão Em Dança
Direção e Dramaturgia: Gladis Tridapalli e Ronie Rodrigues
Elenco: Claudinho Castro, Gladis Tridapalli, Ronie Rodrigues, Erica Mityco e Gustavo Bittencourt.
Gênero: Dança
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos
Local: Guairinha (20/08 – 21h)
Sinopse: Em abril do ano de 2016, 367 deputados votaram a favor do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Votaram em nome de deus, de suas famílias, carros, amigos, pátria, igreja, moral. Assistimos por horas a um verdadeiro circo de horrores. Estivemos exilados. Pão e circo. Pão com linguiça não trata desse golpe de estado, pois o golpe ainda está em curso. O golpe está nos nossos corpos, nos nossos dias. O golpe está dado. Pão com linguiça não é só uma festa, um churrasco, não é só laje e nem é só teatro. Ele é estranho. É Brasil. Um pássaro cego, de olhos furados, que tenta cantar melhor.

“Billie” - Dezoito Zero Um Cia De Teatro
Direção e Dramaturgia: Alexandre França
Elenco: Cassia Damasceno, Otavio Linhares e Diego Fortes
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Duração: 40 minutos
Local: Mini Guaíra (21/08 – 19h)
Sinopse: Espetáculo com ponto de partida na vida e na arte da cantora Billie Holiday. Utilizando várias camadas de memória, como as biografias, o ambiente da época e a impressão que o público hoje tem deste ícone da música americana.

“Levante!” – Fernando de Proença e Renata Roel
Direção/Colaboração e Acompanhamento Artístico: Cinthia Kunifas e Sofia Neuparth
Dramaturgia: Cândida Monte
Elenco/Concepção e Performance: Renata Roel e Fernando de Proença
Gênero: Dança/Performance
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Guairinha (21/08 – 21h)
Sinopse: Em LEVANTE! os artistas Fernando de Proença e Renata Roel empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece – fazem analogias ao micro e ao macro do corpo em relação ao espaço. É sobre empilhar, atravessar, derrubar, escapar, sentar e levantar. Pulsam no risco do que pode desabar a qualquer momento e na urgência de deslocar-se com quem está junto. Valendo-se da etimologia da palavra LEVANTE!, além de ser referência direta à imagem de um corpo “em pé”, caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político.

“Agora Você Ouvirá” – Henrique Saidel
Direção: Henrique Saidel
Texto/Dramaturgia: Ana Wegner, Ciliane Vendruscolo, Cleydson Nascimento, Giorgia Conceição, Henrique Saidel, Luana Navarro e Rafaella Marques
Elenco: Ana Wegner, Ciliane Vendruscolo, Cleydson Nascimento, Giorgia Conceição, Luana Navarro e Rafaella Marques.
Gênero: Intervenção Urbana
Classificação: Livre
Duração: 4 horas
Local: Mercado das Flores (22/08 – 12h)
Sinopse: Adentrando o mundo das telecomunicações, eis que ressurge “Agora Você Ouvirá!”. Performance da palavra, do som e do silêncio, na qual apenas um artista e um espectador se comunicam por vez. Disque teatro e ouça com atenção. Teatro por telefone, tele-teatro, teatrofone. Cinco orelhões simultâneos, no centro de Curitiba: em quatro deles, atrizes atendem as ligações do público. No outro, o espectador atende a chamada das atrizes, que ligam de Paris e Berlim. Disk-teatro: 10 minutos por ligação. Low-tech: o bom e velho orelhão, sobrevivente em meio ao turbilhão de novos aparelhos e plataformas. E a pergunta: em tempos de golpes, retrocessos, resistências e desafios, o que pode ser dito ao telefone?

“Entre Caboclos e Baianas” – Leo Cruz
Direção e Dramaturgia: Leo Cruz
Elenco: Leo Cruz
Gênero: Dança Contemporânea
Classificação: Livre
Duração: 34 minutos
Local: Teatro Novelas Curitibanas (22 e 23/08 – 19h)
Sinopse: Trata-se de um solo contemporâneo, que busca em memórias aquilombadas em re-existências, percepções e partituras de movimento a serem irrigadas por elementos presentes nas danças da diáspora africana no Brasil. Compondo um mosaico de diversidade que são nossos modos de mover e comunicar, busca-se outros possíveis desdobramentos para expressões corpóreo-vocais menos colonizadas na arte contemporânea.

“Cabaré das Divinas Divas - Ruído Companhia De Teatro”
Direção: DanieI VaIenzueIa
Elenco: Juana Profunda, DaIvinha Brandão, Rita Lina e grande elenco.
Gênero: Cabaré
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos
Local: Guairinha (22/08 – 21h)
Sinopse: Conduzido pelas Drag Queens curitibanas Juana Profunda e Dalvinha Brandão, "O Maravilhoso Cabaré das Divinas Divas" combina performances de dublagem, dança, música, humor, além de entrevistas e bate-papo com as artistas da noite e convidadas especiais. Com proposta cênica aberta e descontraída, busca aproximar novos púbIicos e engajá-los na experiência cênica, além de abordar as temáticas LGBT com respeito e ousadia.

“Escrevedor de Histórias” - Marcel Szymanski
Direção: Marcel Szymanski e Rafael Camargo
Dramaturgia: Marcel Szymanski
Elenco: Marcel Szymanski
Gênero: Performance
Classificação: Livre
Duração: 3 horas
Local: Praça Rui Barbosa (23 e 24/08 – 12h)
Sinopse: Escrevedor de Histórias pretende ouvir o transeunte e suas histórias, afim de registrá-las. É possível, por exemplo, datilografar cartas para enviar ou não. A Performance sugere um tempo em que talvez não haja computador, tão pouco internet. Sempre acompanhado de sua máquina de escrever, o ator busca o olhar nostálgico daqueles que comunicam suas lembranças em torno da datilografia, para contrastar com a novidade no olhar dos que veem, com olhar inédito, um objeto que parece não ter mais utilidade, mas que imediatamente os convida para uma experimentação de como as palavras tomam forma através das batidas e da sonoridade das teclas.

“corpATROZ.EXE” - CIA CORPA
Direção: Karina Rozek
Dramaturgia/Texto: Cia Corpa, Natasha Felix
Elenco: Brenda Sodré, Karina Rozek, Patricia Cipriano
Gênero: Experimental
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Novelas Curitibanas (24 e 25/08 – 19h)
Sinopse: corpATROZ.exe é um espetáculo teatral que aborda temas que perpassam a violência de gênero, através de uma ficção científica que elenca de maneira provocativa a demanda de novos modos de existência. A criação artística é concebida a partir de conceitos desenvolvidos pela companhia, como hackeamento, invasão, soft-ware, hard-ware e corpa.

“Os Pálidos” - Ciasenhas De Teatro
Direção e Dramaturgia: Sueli Araújo
Elenco: Anne Celli, Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo, Rafael Di Lari e Sueli Araújo.
Gênero: Contemporâneo
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Local: Sede da CiaSenhas de Teatro (24 e 25/08 – 21h)
Sinopse: Na encenação de Os Pálidos o público é partícipe de situações e experiências cênicas. O texto cria mundos na fronteira entre realidade e ficção e é movido por fragmentos de pensamentos, imagens e duelos verbais. Os personagens pressentem perturbações na sociedade e vivenciam o desmoronamento de suas capacidades de agir no ambiente sociopolítico por medo de restrições aos seus históricos privilégios sociais. Sob confinamento e decadência física e psíquica, eles procuram a frase e o gesto que ordenará o mundo (deles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário