sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Curitiba inova e recebe circos itinerantes em espaços públicos


A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quinta-feira (11), a Praça do Circo, programa inédito no país, criado para acomodar circos nacionais, de médio porte, em espaços públicos da cidade. Inicialmente serão disponibilizadas áreas no Parque Barigui e no Parque Náutico do Iguaçu, espaços adequados para receber as companhias circenses itinerantes.
A ideia de abrir os parques e praças da cidade e trocar o aluguel por ingressos para os curitibinhas da rede pública de ensino é nossa ideia de cidade que valoriza seus artistas, forma plateia e ama a arte e a cultura", afirmou o prefeito Rafael Greca.
O lançamento, ocorrido no Circo Zanchettini, montado no local especialmente para a abertura do programa, contou com a participação de mais de 700 alunos da pré-escola ao 5º ano, de 25 escolas municipais de todas as regiões, que assistiram aos shows de pirofagia, táxi-maluco, palhaços, trapezistas voadores, malabaristas e Globo da Morte.
"Com essa iniciativa, as crianças começam a entender o mundo mágico do circo e aprendem a importância da expressão cultural”, disse Greca.
Para a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, o programa contribui para ampliar a difusão e a circulação de espetáculos de circo, aumentando seu acesso em toda a cidade, como previsto no Plano Municipal da Cultura.
Com esta ação, a Fundação Cultural atende a solicitação da classe circense e uma das metas previstas no Plano Setorial do Circo, de que fossem criados espaços com a infraestrutura necessária para receber as grandes companhias de passagem pela cidade. Com isso incentivamos a formação de plateias e a ampliação do acesso às manifestações
artísticas”, disse Ana Cristina.

HOMENAGEM - Erimeide Zanquettin, falou em nome da família, lembrando a trajetória de sua mãe, uma das grandes artistas circenses do Brasil, Wanda Cabral Salgueiro Zanquettin, que morreu em 2 de setembro, aos 88 anos.
Dirigida por dona Wanda, a companhia circense Zanchettini apresentou diversos espetáculos no Circo da Cidade, equipamento gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, no período de 1989 a 1996. Wanda também foi ensaiadora dos dez filhos e a eles ensinou o amor ao picadeiro e a arte circense.
Este dia é muito especial para a família Zanchettini e todos os circos do Brasil, pois é um reconhecimento de nossa arte e do trabalho de minha mãe para a valorização do circo. É um projeto que abre o coração de Curitiba para que a arte circense toque o coração do público”, destacou Erimeide.

DECRETO - Demanda antiga da classe circense, a concessão de espaços públicos foi criada pela Lei Municipal Nº 15.129, aprovada em 1º de dezembro de 2017, iniciativa da vereadora Dona Lourdes, apoiada pelos parlamentares Mauro Ignácio e Goura.
Além de lançar o programa, o prefeito Rafael Greca também assinou o Decreto nº 1085/18 que aprova o regulamento de uso de espaço público, que ficará a cargo da Fundação Cultural e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e falou do Edital de Credenciamento das companhias que tenham interesse em utilizar os espaços disponibilizados.
Há muito tempo os artistas e sindicatos da área lutavam por uma Lei como essa, regulamentada hoje pelo prefeito Rafael Greca. E tivemos o prazer de entregar a boa notícia diretamente à dona Wanda Zanquettin, que foi uma das grandes defensoras do circo, quando a lei foi aprovada pela Câmara Municipal”, disse o vereador Mauro Ignácio.

EDITAL - Sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, as inscrições para o Edital abrem no proximo dia 1º de novembro. Poderão participar pessoas jurídicas regularmente estabelecidas no país, cuja finalidade e ramo de atuação principal seja produção de espetáculos circenses, que tenham lona própria compatível ao local destinado e experiência profissional em espetáculos na área.

CIRCO - Um dos mais tradicionais circos de Curitiba, o Zanchettini permanecerá no Parque Barigui até dezembro, com espetáculos de terça a sexta às 20h30, sábados, 17h e 20h30, domingos às 15h, 17h30 e 20h30. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
Nesta sexta-feira (12), dia das Crianças, o Circo fará duas apresentações gratuitas, às 17h e 20h30.
Como contrapartida para uso do espaço, os circos participantes do programa realizam apresentações gratuitas para estudantes das escolas públicas, por meio do projeto Linhas do Conhecimento, e destina 10% da lotação de cada espetáculo para outros projetos sociais mantidos pela Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário