segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Jamil Snege, flamenco e Belchior no segundo dia da Flibi 2018


Nesta terça-feira, 23, a segunda edição da Festa Literária da Biblioteca segue com intensa programação. Às 19h15, o diretor e ator Rafael Camargo encena, no auditório da BPP, “Eu Sei Errei”, montagem elaborada a partir do legado de Jamil Snege (1939-2003), escritor homenageado na Flibi 2018. A peça de teatro conta com a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em espaços da Biblioteca, Kenni Rogers lê trechos da obra snegiana, às 10h30 com Natanael Garcia, e às 15h30 acompanhado de Zago - eles também vão declamar textos autorais. Toda a programação tem entrada franca.
Às 11 horas, a poeta Adélia Maria Woellner faz palestra sobre a vida e a obra de Helena Kolody (1912-2004), com mediação de Ale Moretti, na Arena BPP. No mesmo espaço, às 14 horas, Adriana Sydor e Giovana Madalosso conversam sobre a escrita feminina e, a partir das 16 horas, Jotabê Medeiros, autor de “Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano”, fala sobre o percurso do cantor e compositor Belchior e também discute, com o jornalista Ivan Santos, o futuro do jornalismo.
Às 17 horas, no hall térreo, Perla Flamenca é a atração do dia do projeto Música na Biblioteca. O curso “Experimentação Gráfica”, ministrado por Adriana Tabalipa, continua até sexta-feira, 26, das 9h às 11 horas, na Seção Infantil. Nelson de Oliveira conduz a oficina de narrativas, das 14h às 17 horas. E Alyne Rocha apresenta o Teatro Lambe-lambe: “A Menina e o Mundo”, às 12 horas no hall térreo.
Os autores também realizam sessões de autógrafos e suas obras estarão à venda no hall térreo da BPP. Às 10h, Adélia Maria Woellner autografa “Infinita Sinfonia”, de Helena Kolody, livro que organizou e coordenou na ocasião do centenário da poeta paranaense. Já às 15h, as escritoras Adriana Sydor e Giovana Madalosso assinam suas obras. E, às 18h, o jornalista Jotabê Medeiros autografa “Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano”.


A FLIBI - O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que a Flibi resume em seis dias as atividades que a Biblioteca já realiza regularmente. “A Festa Literária é uma espécie de intensivo do que oferecemos ao público, contemplando diversas áreas e ampliando, ainda mais, o diálogo com a comunidade”, diz Pereira, lembrando que outras propostas, como projeção de filmes, também integram esta segunda edição da Flibi - toda a programação está disponível no site da Biblioteca.
O curador da Flibi, Marcio Renato dos Santos, diz que este ano foi possível aprimorar ainda mais a Festa Literária. “Ampliamos a programação, contemplando artistas, escritores, historiadores e jornalistas. Há diversas linguagens, de performance à música e teatro. Mas, evidentemente, a ficção e a poesia estão presentes neste evento que presta homenagem a um prosador e poeta, o Jamil Snege”, comenta Santos, que ainda acrescenta: “O ecletismo dá o tom desta edição da Flibi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário