terça-feira, 23 de outubro de 2018

Palestra sobre a República de Curitiba, literatura de fantasia e Wilson Bueno no terceiro dia da Flibi 2018


Nesta quarta-feira, 24, a segunda edição da Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná segue com diversas atividades, todas com entrada gratuita. Às 19h15, o escritor e jornalista Eduardo Bueno apresenta no auditório da BPP a palestra “Dos Primórdios do Paraná (1550-1650) à República de Curitiba”. O bate-papo conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tem mediação do jornalista Ricardo Sabbag.
Às 16 horas, a Arena BPP é palco de um debate a respeito de literatura de fantasia com Bárbara Morais, Enéias Tavares e Nikelen Witter. No mesmo espaço, mas às 15 horas, Marden Machado fala sobre adaptações de obras literárias para o cinema e, às 11 horas, Luiz Manfredini e Fernando Karl discutem a obra e a vida do escritor Wilson Bueno (1949-2010).
Às 17 horas, no hall térreo, Dinamite Combo é a atração do dia do projeto Música na Biblioteca. Em espaços da Biblioteca, Kenni Rogers - às 10h30 com Cleverson Nascimento, e às 15h30 com Rodrigo Zin - lê trechos da obra de Jamil Snege (1939-2003), o autor homenageado da Flibi 2018. Alyne Rocha apresenta o “Teatro Lambe-lambe: A Menina e o Mundo”, às 12 horas, no hall térreo.
O curso “Experimentação Gráfica”, ministrado por Adriana Tabalipa, que teve início na segunda, 22, continua até sexta-feira, 26, das 9h às 11 horas, na Seção Infantil. Joca Terron assume a oficina de narrativas, das 14h às 17 horas, que teve coordenação de Nelson de Oliveira nos dias 22 e 23 de outubro.
A partir das 15h, no auditório, acontece a exibição do filme “Vida de Inseto” (1998). Com exceção de sábado, 27, a Biblioteca exibe filmes para o público infantil durante a Flibi, com entrada gratuita e sempre no mesmo horário e local.
Os autores também realizam sessões de autógrafos e suas obras estarão à venda no hall térreo da BPP. Ao meio-dia, Luiz Manfredini autografa, entre outros títulos, “A Pulsão Pela Escrita” - biografia do escritor paranaense Wilson Bueno. Já às 15h, os autores de literatura fantástica Bárbara Morais, Nikelen Witter e Enéias Tavares assinam suas obras. Para encerrar, depois de sua palestra no auditório da BPP, Eduardo Bueno autografa os livros da Coleção Brasilis.

A FLIBI - O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que a Flibi resume em seis dias as atividades que a Biblioteca já realiza regularmente. “A Festa Literária é uma espécie de intensivo do que oferecemos ao público, contemplando diversas áreas e ampliando, ainda mais, o diálogo com a comunidade”, diz Pereira, lembrando que outras propostas, como projeção de filmes, também integram esta segunda edição da Flibi - toda a programação está disponível no site da Biblioteca.
O curador da Flibi, Marcio Renato dos Santos, diz que este ano foi possível aprimorar ainda mais a Festa Literária. “Ampliamos a programação, contemplando artistas, escritores, historiadores e jornalistas nacionais e paranaenses. Há diversas linguagens, de performance à música e teatro. Mas, evidentemente, a ficção e a poesia estão presentes neste evento que presta homenagem a um prosador e poeta, o Jamil Snege”, comenta Santos, que ainda acrescenta: “O ecletismo dá o tom desta edição da Flibi”.

Mais informações: 3221- 4917 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário