terça-feira, 9 de outubro de 2018

Smart City Expo Curitiba 2019 deverá atrair seis mil visitantes


“Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes”, “Cidades criativas, sustentáveis e humanas”, “Governança em sociedades digitais” e “Planejando cidades inovadoras e inclusivas”. Estes serão os quatro temas da segunda edição do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo, que deverá receber mais de seis mil pessoas, no Expo Barigui, nos dias 21 e 22 de março de 2019.
Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, no próximo ano, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades. Temos a obrigação de provocar a inovação”, afirmou o prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (9), durante o lançamento do Smart City Expo Curitiba 2019.
A Prefeitura e o Vale do Pinhão, o movimento do município e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente de inovação da cidade, são apoiadores oficiais do evento internacional, que neste ano ocorreu no fim de fevereiro em Curitiba.
O prefeito lembrou que a modernidade e a inovação sempre foram um marca de Curitiba e que, desde o início de sua gestão, a capital vem recuperando a capacidade de inovar. Greca reforçou também que o município busca cada vez mais apoiar os empreendedores que apostam em inovações que sejam compartilhadas dentro de um processo social. “Somando todas as capacitações, entre 2017 e 2018, 7,5 mil pessoas já foram impactadas com os eventos e programas do Vale do Pinhão”, exemplificou ele.
Greca lembrou ainda que a recuperação econômica do município vem possibilitando o desenvolvimento de muitas ações que estão melhorando o dia a dia da população, como o aplicativo Saúde Já, que permite ao usuário do posto de saúde agendar consulta pelo celular, e os oito Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D.
O prefeito também lembrou que Curitiba conquistou o título de cidade mais inteligente e conectada do país, segundo o ranking Connected Smart Cities 2018, no início de setembro.

Smart Plaza - Chancelado pela Fira Barcelona Internacional (consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona), o Smart City Expo Curitiba é organizado pela empresa iCities, da capital. “A edição do próximo ano será dividida em duas áreas, o congresso, que deverá ter 85 palestrantes, e a feira de soluções inteligentes, que deverá dobrar de tamanho”, antecipou o diretor comercial da iCities, Caio Castro.
Ele destacou ainda que, como na primeira edição, o Smart Plaza Vale do Pinhão será o coração do evento internacional. “Neste espaço, que integrará as áreas de congresso e exposição, serão mostradas todas as soluções inovadoras desenvolvidas pelo ecossistema de inovação de Curitiba”, acrescentou Castro.
Gerente de projetos e representante da Fira Barcelona Internacional no lançamento, Victor Moreno frisou que a primeira edição do Smart City Expo Curitiba superou as expectativas da organização espanhola. “O evento de 2018 recebeu mais de cinco mil participantes e o nível dos debates mostrou que a escolha por Curitiba foi a melhor, pois a capital do Paraná é realmente a mais inteligente do país”, argumentou.
Ricardo Zapatero, diretor geral da Fira Barcelona Internacional, não pôde participar do lançamento, mas enviou uma saudação em vídeo. “Sempre soubemos que Curitiba era a melhor cidade para sediar as edições brasileiras do Smart City Expo. A escolha da cidade, neste ano, como a mais inteligente e conectada do Brasil, só confirma que a Fira Barcelona estava correta”, afirmou ele.
Estiveram no lançamento a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; o assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; e da iCities o diretor de novos negócios, Roberto Marcelino, o diretor financeiro, Eduardo Marques, e o diretor de marketing, André Telles.
Durante o evento, também foram divulgadas informações sobre a comitiva oficial brasileira que irá ao Smart City Expo World Congress, em novembro deste ano, em Barcelona (Espanha).


Nenhum comentário:

Postar um comentário