quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Tolstói, Mel Duarte, e Leminski no quinto dia da Flibi 2018


A programação da Flibi, a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná, segue intensa nesta sexta-feira (26) com a participação, às 19h15, de Mel Duarte em mais uma edição do projeto Um Escritor na Biblioteca. A paulistana é escritora, poeta, produtora cultural e autora dos livros “Fragmentos Dispersos” (2013) e “Negra Nua Crua” (2016) - este foi traduzido para o espanhol e publicado este ano na Espanha. O bate-papo conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tem mediação do jornalista José Carlos Fernandes. Todas as atividades são gratuitas.
O escritor e tradutor Rubens Figueiredo faz palestra sobre “Guerra e Paz”, clássico do escritor russo Tolstói, às 16 horas na Arena BPP.
No mesmo espaço, às 11 horas, Rodrigo Garcia Lopes fala sobre a obra e a vida de Paulo Leminski (1944-1989); às 14 horas Lucas Mota e Otavio Linhares discutem os pontos de contato entre distopia e realidade e, às 18 horas, Luciano Chinda, professor da PUC-PR, analisa o panorama do romantismo na produção cultural do século XVIII e para além dele.
Janine Mathias é a atração desta sexta-feira do projeto Música na Biblioteca, às 17 horas, no hall térreo. Em espaços da Biblioteca, Kenni Rogers lê, às 10h30 com Giovana Rosa, e às 15h30 com Jaqueline Mancebo, trechos da obra de Jamil Snege (1939-2003), o autor homenageado da Flibi 2018.
Alyne Rocha apresenta o “Teatro Lambe-lambe: A Menina e o Mundo” às 12 horas no hall térreo e Adriana Tabalipa ministra o curso “Experimentação Gráfica”, das 9h às 11 horas, na Seção Infantil.
A partir das 15h, no auditório, acontece a exibição do filme “Gasparzinho”. Com exceção de sábado (27), a Biblioteca exibe filmes para o público infantil durante a Flibi, com entrada gratuita e sempre no mesmo horário e local.
Os autores também promovem sessões de autógrafos e suas obras estarão à venda no hall térreo da BPP. Às 10h, Rodrigo Garcia Lopes autografa várias obras, entre elas o romance “O Trovador”. Já às 15h, Otavio Linhares e Lucas Mota assinam, respectivamente, “O Cão Mentecapto” e “Boas Meninas Não Fazem Perguntas”.

A FLIBI - O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que a Flibi resume em seis dias as atividades que a Biblioteca já realiza regularmente. “A Festa Literária é uma espécie de intensivo do que oferecemos ao público, contemplando diversas áreas e ampliando, ainda mais, o diálogo com a comunidade”, diz Pereira, lembrando que outras propostas, como projeção de filmes, também integram esta segunda edição da Flibi - toda a programação está disponível no site da Biblioteca.
O curador da Flibi, Marcio Renato dos Santos, diz que este ano foi possível aprimorar ainda mais a Festa Literária. “Ampliamos a programação, contemplando artistas, escritores, historiadores e jornalistas. Há diversas linguagens, de performance à música e teatro. Mas, evidentemente, a ficção e a poesia estão presentes neste evento que presta homenagem a um prosador e poeta, o Jamil Snege”, comenta Santos, que ainda acrescenta: “O ecletismo dá o tom desta edição da Flibi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário