quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Museu Paranaense participa das comemorações dos 100 anos de formação da Tchecoeslováquia


O Museu Paranaense abre a partir do dia 22, quinta-feira, a exibição da pintura “Vladimír e Karla Kozák”, com índios Kamayurá no Rio Xingu (1952). Trata-se da reprodução da obra original que está atualmente na Prefeitura de Bystřice Pod Hostýnem, na República Tcheca, cidade natal da família Kozák. A exibição é parte das comemorações dos 100 anos de formação da Tchecoeslováquia, promovidas pelo sistema Fecomércio e Sesc Senac-PR, em parceria com o consulado da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário em Curitiba.
O Museu Paranaense exibe ainda, a partir da 19h30, do dia 22, o documentário o “O Homem do Quadro”, da série “Passos Tchecos” da TV da República Tcheca (52min, 2015) com a direção de Vladimír Šimek.
A programação inclui ações no Sesc da Esquina, a partir do dia 21. Às 17h, acontece a abertura da exposição “Turismo na República Tcheca” e às 20h, a apresentação da peça teatral “Birds in the House”.
A exposição sobre turismo mostra detalhes da capital Tcheca, Praga, uma das cidades mais visitadas do mundo, que também é parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de dezembro.
Na solenidade de abertura da exposição, haverá a entrega de certificado do Concurso Internacional Infantil de Artes Plásticas “Lidice”. Mariana de Paula Brozoski, de 15 anos, aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas de Curitiba, receberá uma menção honrosa pelo seu trabalho.
A Casa de Leitura Vladmir Kozák também é parceira do evento. No dia 21, uma roda de leitura, a partir das 10h, com o ator Igor Kierke, homenageia Franz Kafka, o autor tcheco mais influente do mundo.
  
Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário