quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Biblioteca publica livro de entrevistas com editores brasileiros


A Biblioteca Pública do Paraná acaba de publicar o livro “Os Editores”, que reúne 11 entrevistas com profissionais do mercado editorial brasileiro. Os bate-papos, originalmente publicados no jornal literário Cândido entre 2017 e 2018, focam nas transformações ocorridas no setor nas últimas quatro décadas. Além de comentar essas mudanças, os entrevistados relembram fatos marcantes em suas trajetórias e outros assuntos instigantes, como educação, literatura brasileira e hábitos de leitura.
Com cerca de 50 mil títulos, entre novos e reedições, lançados por ano, o mercado editorial brasileiro deu um salto em termos de números e de qualidade nas últimas décadas. Alguns dos editores que ajudaram a construir esse cenário estão no livro. Veteranos como Jacó Guinsburg (Perspectiva) - entrevistado alguns meses antes de morrer -, Luiz Schwarcz (Companhia das Letras), Ivan Pinheiro Machado (L&PM) e Jiro Takahashi (Global) dialogam com profissionais mais jovens, como o independente Eduardo Lacerda (Patuá). Editores “fora do eixo” também marcam presença, como é o caso de Roberto Gomes, romancista que esteve à frente da Criar Edições nos anos 1980 em Curitiba.

ILUMINAM - Ainda que alguns editores tenham transitado por diversos segmentos, a maior parte dos entrevistados trabalhou ou ainda trabalha com literatura. “São pessoas que conhecem bem os sabores e dissabores de lidar com ficção em um país de poucos leitores. Por isso, suas opiniões iluminam aspectos centrais da literatura brasileira contemporânea e indicam horizontes para o futuro”, escreve na orelha do livro Luiz Rebinski, editor do jornal Cândido.
Além das entrevistas, o livro também traz imagens dos editores feitas por um time de excelentes fotógrafos, o que valoriza ainda mais essa obra que registra o que de melhor aconteceu nas últimas décadas em termos de edição, sob o olhar daqueles que fizeram e estão fazendo história do mercado brasileiro.
O jornalista e escritor Ruy Castro assina a quarta capa da obra e em seu texto enfatiza que “ninguém entende tanto de livros quanto os editores. Mas se você perguntar como fazer de um livro um best-seller ou um candidato a prêmio literário, eles não saberão dizer. É o que torna fascinante esse ramo de negócios”.

OS ENTREVISTADOS - Luiz Schwarcz, Maria Amélia Mello, Plínio Martins, José Mario Pereira, Jacó Guinsburg, Roberto Gomes, Ivan Pinheiro Machado, Luciana Villas-Boas, Eduardo Lacerda, Isa Pessoa e Jiro Takahashi.

O livro tem 180 páginas e custa R$ 20,00. Mais informações: 3221-4994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário