segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

História da ocupação do Paraná volta ao Museu Paranaense


O Museu Paranaense reinaugurou o novo circuito de longa duração com a abertura de seis exposições, no anexo: “Missões Jesuíticas e Paraná Espanhol”; “Festas Populares no Paraná” (Folia de Reis, Carnaval, Bandeira do Divino, Congada da Lapa e Fandango do Litoral); “Cultura Caiçara e a Fábrica de Farinha de Mandioca”; “Educação no Paraná”; “Conflitos Armados no Paraná” e “Conflitos pela Posse da Terra”.
O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr., disse que todo este conjunto representa uma grande transformação no circuito. "Com a reinauguração “Ocupação do Território do Paraná”, o Museu Paranaense está se atualizando para contar a história do povo paranaense até o início do século XXI, abrangendo praticamente todo o Estado, ao adotar uma nova metodologia expositiva, menos linear e mais temática”, afirmou. “Essas exposições se somam as já existentes, revitalizadas nos últimos quatro anos. Todo o trabalho de renovação passa por novos temas, formas de leitura, representatividade, acessibilidade e reflexões”, acrescentou.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, afirma que a reinauguração reforça o compromisso de uma gestão pautada no acesso à cultura. "O Museu Paranaense confirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao patrimônio a todos os paranaenses, consoante aos objetivos de sua gestão a frente da Secretaria da Cultura do Paraná nos últimos quatro anos”, afirmou.

NOVO CIRCUITO - O anexo, local que abriga as exposições, foi construído em 2002, quando o Museu foi transferido para a sede da Rua Keller, em frente às ruínas de São Francisco, em Curitiba.
O prédio é uma edificação de concreto, aço e vidro, em dois pisos, com cerca de 1.600 m². A arquitetura contrasta com o prédio histórico de 1929, que já foi residência da família Garmatter, Palácio do Governo, Tribunal Regional Eleitoral e sede do Museu de Arte do Paraná, transferido para o Museu Oscar Niemeyer também em 2002, dando lugar ao Museu Paranaense.
O Pavilhão da História do Paraná que fazia a “linha do tempo”, da Pré-História ao início do Século XX, foi modernizado e renovado ao longo do tempo. Mas para que todo o ambiente acompanhasse esta atualização, decidiu-se, então, que deveriam ser refeitas toda a expografia e museografia desta sala expositiva.
As novas exposições contaram com curadoria coletiva, com a participação de professores universitários, membros da academia, e de movimentos sociais, numa curadoria coletiva.

ETAPAS DE REINAUGURAÇÃO - De janeiro a maio de 2018, foi feita a revitalização no piso inferior do anexo do museu, substituição dos vidros. Em março de 2018, aconteceu a inauguração da exposição A História da Itaipu Binacional, que integra o circuito das Indústrias Paranaenses.
Já em quatro de dezembro de 2018 cinco exposições novas foram inauguradas: Arqueologia no Paraná; Indígenas do Paraná; Tropeirismo; Autoridade e Justiça no Século XIX e Negros do Paraná.

PROGRAMAÇÃO - Durante o evento de entrega do novo circuito de longa duração acontece também no Museu o lançamento dos livros “Os Antigos Gregos no Acervo do Museu Paranaense”, de Renata Senna Garrafoni; “Modelando Condutas: Educação Católica em Escolas Masculinas”, de Roseli Boschilia; “Os Arautos da Dissolução: O Imaginário Anticomunista na Imprensa Regional Paraná, Década de 1940”, de Marcos Gonçalves e "A Construção de uma Memória para a Nação: A Participação do Museu Paranaense na Exposição Antropológica Brasileira de 1882", de Luiz Fernando Rankel.

Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário