quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Orquestra Sinfônica do Paraná recebe novos instrumentos


Os músicos percussionistas da Orquestra Sinfônica do Paraná receberam nesta terça-feira (18), no palco do Guairão, a primeira leva dos instrumentos de percussão e acessórios para orquestra que foram adquiridos durante o ano de 2018. Mais de 30 novos materiais, além da renovação de todas as cadeiras e estantes da orquestra, devem ser entregues até fevereiro de 2019.
Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, a compra representa o crescimento da OSP nas últimas temporadas. “Estou muito feliz com a chegada desse material. A Orquestra Sinfônica do Paraná cresceu bastante e aumentou seu repertório no último ano. Esta compra é muito importante para suprir as necessidades atuais dos músicos e da orquestra”, destacou.
Já para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a aquisição dos instrumentos, uma das maiores da história da OSP, demonstra também respeito à orquestra e seus profissionais. “A Orquestra Sinfônica do Paraná tem um grau de excelência que precisa ser mantido. Esta compra demonstra o respeito que nós temos com a nossa orquestra pelo que ela significa para a história da cultura do nosso estado”, afirmou o secretário.
Além dos instrumentos e acessórios para percussão, toda a orquestra vai se beneficiar de novas cadeiras e estantes. Os músicos costumam passar cerca de 15 horas semanais entre ensaios, estudos e concertos.
As novas cadeiras, além de serem fabricadas especificamente para o uso de orquestras, estão em dia com as principais inovações tecnológicas do mercado voltado à área. Elas são ergonômicas e reguláveis, o que as torna versáteis, possibilitando adaptação a cada músico e seu instrumento. Os novos acessórios garantem melhor qualidade de trabalho para profissionais dentro e fora do palco.
Junto com cada instrumento foram adquiridos também carrinhos de transporte e hardcases (caixas próprias para o armazenamento de instrumentos musicais), o que facilita o manuseio dos novos materiais por parte da equipe de montadores da OSP. As hardcases também proporcionam as condições ideais de conservação dos instrumentos, o que prolongará sua vida útil.
O secretário acrescenta que a chegada dos instrumentos e acessórios para percussão foi um final à altura da Temporada 2018 da OSP, uma das mais aclamadas pelo público em sua história. “As novas aquisições possibilitam o crescimento do repertório da orquestra e um acesso ainda maior aos grandes nomes da música para o público paranaense”, disse Fiani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário