terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Selos homenageiam cientistas brasileiros e comemoram 106 anos da UFPR


Nesta quarta-feira (19), os Correios lançam em Curitiba a emissão especial “Cientistas Brasileiros: César Lattes e Johanna Döbereiner” e o selo personalizado dos 106 anos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O lançamento ocorre às 19h, no Teatro da Reitoria da UFPR, na sessão pública e solene do Conselho Universitário, em comemoração ao aniversário da instituição.

CIENTISTAS BRASILEIROS – Curitiba é a terra natal de Lattes (1924-2005). Uma das grandes descobertas do cientista foi a partícula atômica Méson Pi. Lattes estudou os raios cósmicos, montando um laboratório em uma montanha nos Andes e utilizando chapas fotográficas melhoradas com boro. O desenho do selo busca ilustrar esses experimentos. Na textura ao fundo de sua imagem, foram utilizados alguns rascunhos, representando cálculos e fórmulas.
A outra homenageada na emissão é a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000), nascida na antiga Tchecoslováquia. Ela foi pioneira nos estudos da biologia do solo, que tiveram grande impacto na produção agrícola brasileira. A ilustração do selo demonstra sua principal pesquisa: a relação entre uma planta e as bactérias fixadoras de nitrogênio. Como textura ao fundo de sua imagem, foram utilizadas ilustrações em vetor de algumas folhas e leguminosas.
A emissão é um se-tenant com dois selos interligados por elemento em comum entre os dois cientistas: um átomo de nitrogênio, que foi representado de maneira lúdica, como nos livros didáticos. As cores de base de cada selo buscam se relacionar com o campo de atuação dos dois cientistas. A arte, feita em desenho vetorial, é de Adriana Shibata.
A tiragem da emissão é de 360 mil selos, com valor facial de R$ 1,85 cada. As peças estão disponíveis nas agências de todo o País e também na loja virtual.

ANIVERSÁRIO UFPR – O selo personalizado dos 106 anos da UFPR contém a imagem do brasão da instituição. A sessão pública do Conselho Universitário é aberta à comunidade. Durante a solenidade, 11 homenageados receberão o reconhecimento de excelência. Haverá ainda a apresentação da Banda Cidrais, formada pelos irmãos Larissa, Vinícius e Binho Cidral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário