segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cinemateca tem programação de filmes com temáticas musicais


Os acordes musicais se apresentam em diversas formas de arte na Oficina de Música de Curitiba. A Cinemateca está com uma programação que une a temática musical com drama, romance e aventura, em longas metragens selecionados pelo jornalista e cinéfilo Marden Machado. A programação segue até o último dia da Oficina de Música (27). As entradas custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
Com seleção de filmes brasileiros, o documentário “Torquato Neto, Todas as Horas do Fim” abre a agenda. O longa acompanha a infância do artista integrante da Tropicália, até sua morte com 28 anos. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.
Filmes ficcionais completam a programação, como “Todas as Canções de Amor” (foto), “Paraíso Perdido” e “Quase Samba”. “Quis valorizar o produto nacional, escolhendo filmes de grande qualidade que tiveram pouca visibilidade na cidade. Usando a música como mote, pude ver filmes que envolvam compositores e escolas musicais, universos que os estudantes da Oficina se sintam familiarizados”, explica Marden.
Mas não é só para os especializados em música que a programação está montada. “A intenção é que quem assista ou se sinta em casa ou que desperte o interesse pela música, não só aprender um instrumento, mas para saber apreciar a arte”, conclui Machado. 

Veja a programação abaixo

22 de janeiro, às 16h
Filme: TORQUATO NETO - TODAS AS HORAS DO FIM
Direção: Eduardo Ades, Marcus Fernando

24 e 26 de janeiro, às 16h e 27, às 19h
Filme: TODAS AS CANÇÕES DE AMOR
(BR, 2018, romance, 90’, 14 anos) Direção: Joana Mariani
Elenco: Marina Ruy Barbosa, Bruno Gagliasso, Luíza Mariani. Chico e Ana se mudam para um novo apartamento em São Paulo. Enquanto arrumam as coisas, ela acha uma fita K7 e decide escutar. Trata-se de uma mixtape que Clarisse fez 20 anos antes para seu marido, Daniel. Os dois casais, apesar de distanciados pelo tempo, têm muito em comum.

23 de janeiro às 16h e 26 de janeiro, às 19h
Filme: PARAÍSO PERDIDO
(BR, 2018, drama musical, 111’, 14 anos) Direção: Monique Gardenberg
Elenco: Lee Taylor, Jaloo, Júlio Andrade. Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos, e aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte - com nós surpreendentes.

25 e 27 de janeiro, às 16h
Filme: QUASE SAMBA
(BR, 2015, drama, 82’, 16 anos) Direção: Ricardo Targino
Elenco: Mariene de Castro, João Baldasserini, Otto. Teresa é uma cantora de samba, que mora na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mãe solteira de um filho pequeno, ela está grávida do segundo filho, e luta para sustentar a família. Dois homens aparecem em sua vida: o primeiro é o antigo namorado, um policial grosseiro e violento, e o segundo é um jovem atencioso, disposto a assumir a paternidade do futuro bebê. Enquanto o coração de Teresa se divide, ela conta com a ajuda do melhor amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário