terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Museu Oscar Niemeyer sedia oficina interativa da Bienal nesta quarta-feira


O público infantojuvenil a partir de 11 anos é o alvo da oficina interativa “Amarelinha Reflexiva: Um Tour Interativo Pela Bienal”, que acontecerá nesta quarta-feira (30) no Museu Oscar Niemeyer – MON. As atividades têm início às 15h, com entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição antecipadamente pelo e-mail educativo@bienaldecuritiba.org. As vagas são limitadas.
A oficina começará com uma visita guiada, para um grupo de no máximo 15 pessoas, à obra “Rayuelarte”, um jogo de amarelinha onde será abordado o trabalho da artista Patrícia Pellegrini sobre a vida e obra de Marta Minujín. Após a visita haverá uma proposta prática da oficina.
Na sequência, o grupo seguirá até a obra “Que Soy”, de Dolores de Argentina, para uma reflexão sobre os espaços públicos ocupados pelas obras de arte e questões socioambientais levantadas pela artista. Na sequência, haverá visita à exposição “Dragão Floresta Abundante” (sala 9), do artista Christus Nóbrega.
Ao final, o grupo verá a obra “Fábrica de Pipas”, também de Nóbrega, localizada no subsolo do museu. A oficina será finalizada com uma dinâmica. Nesta, serão divididos dois grupos para a criação de duas amarelinhas com desenhos cronológicos sobre a visita da qual participaram e, em seguida, haverá um pequeno debate entre os participantes.
A oficina “Amarelinha Reflexiva: Um Tour Interativo Pela Bienal” será promovida novamente nos dias 13 e 27 de fevereiro.

PROPOSTA - O projeto Bienal Interativa é uma parceria da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018 | 25 anos com o Projeto Educativo da Bienal. Oficinas interativas e práticas para crianças e adultos acontecem em janeiro e fevereiro, no MON.
A segunda oficina, que será promovida aos sábados (2 e 16/2), é direcionada a maiores de 18 anos. “Desafios e Possibilidades de um Relacionamento Inspirada na Obra ‘Only You’, de Leonardo Kossoy” iniciará com uma visita mediada à exposição “Mergulhador”, de Leonardo Kossoy, dando ênfase à série “Only You”.
Durante a mediação serão desenvolvidas reflexões sobre pensamento binário/dualidades, individualidades, singularidades e relacionamento a dois. Em seguida, os visitantes serão conduzidos ao espaço da oficina.
Inicialmente, os mediadores vão motivar os participantes a refletirem sobre os desafios e possibilidades de um relacionamento social ou afetivo. Depois, o grupo será dividido em duplas que desenvolverão uma atividade prática.
As oficinas fazem parte da edição comemorativa de 25 anos da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reconhecida como um dos principais eventos de arte do circuito mundial.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário