terça-feira, 19 de março de 2019

Mostra Cinema de Mulheres segue até 28 de março no MIS-PR


Como parte da programação em homenagem ao Mês das Mulheres, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) segue com a sua mostra Cinema de Mulheres até 28 de março. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 15 horas, na sede do museu, em Curitiba.
Nesta terça-feira (19), o longa-metragem “Retrato de uma Mulher” (1996, Nova Zelândia) é o escolhido para a programação. Na trama, uma jovem orfã (interpretada por Nicole Kidman) recusa o pedido de casamento de um homem rico (John Malkovich). A trama se desenvolve com um tom feminista, uma das marcas da história.
No dia 21, a sessão é com “A Sorridente Madame Beudet”, de Germaine Dulac. A produção francesa, de 1992, é considerada uma das primeiras feministas da história do cinema. No roteiro, a vida de uma mulher "amorosamente inteligente" presa a um casamento sem amor.
O longa “20 Dedos” (2004, Irã), de Mania Akbari, abre a última semana da mostra, em 26 de março. A cineasta, que trabalhou como atriz antes de se dedicar à direção, faz uma radiografia da sociedade machista e tradicional de seu país. Por causa dos temas polêmicos de seus filmes de ficção e documentários, a diretora se tornou persona non grata no Irã e, atualmente, vive em Londres.
Encerrando a programação no dia 28, será exibido “O Touro”, de Larissa Figueiredo (2015, Brasil). O filme, um híbrido entre documentário e ficção, traz a atriz portuguesa Joana de Verona em uma pesquisa sobre o rei D. Sebastião na Ilha dos Lençóis, no Maranhão.
A mostra e toda a programação do Mês das Mulheres visa divulgar e destacar o trabalho de artistas mulheres no cinema e nas artes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário