quarta-feira, 20 de março de 2019

Mostra do Museu Oscar Niemeyer pode ser acessada no Google Arts & Culture


A partir desta quarta-feira (20), a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), poderá ser vista também virtualmente.
No ano passado, o MON passou a fazer parte da plataforma Google Arts & Culture, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. A ferramenta reúne conteúdos sobre arte e cultura, incluindo informações sobre museus, obras, artistas e exposições ao redor do mundo, o que permite que o usuário realize tours virtuais por esses espaços.
A mostra conta com uma seleção de 200 peças provenientes de mais de dez países asiáticos, que faz parte da coleção de três mil peças doadas ao Museu pelo embaixador Fausto Godoy, em 2018.
O ingresso dessa importante exposição do MON na plataforma Google Arts & Culture é uma excelente maneira de permitir seu acesso imediato aos moradores dos 399 municípios paranaenses”, disse o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José. “Isso está alinhado à nossa proposta de fazer com que a cultura e a informação cheguem rapidamente a todos os locais do Estado”, afirmou.
A chegada da coleção asiática ao acervo do MON o elevou ao patamar dos grandes museus internacionais. Segundo a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika, o seu ingresso agora na plataforma Google Arts & Culture fará com que a exposição chegue a um público muito maior. “Com essa ferramenta, alcançaremos especialmente os jovens, que seguindo uma tendência mundial já se interessam pela cultura asiática, e de onde estiverem poderão acessar peças raras e de grande valor simbólico originais de dez países”.

VISITA VIRTUAL - O Google Arts & Culture possui parcerias com mais de 1.800 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 50 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história.
A plataforma tem duas missões. A primeira é dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural.
O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.
Além da exposição da Ásia, o MON participa da plataforma com outras cinco: “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” (em cartaz de 27 de agosto de 2015 a 19 de julho de 2016), “Irmãos Campana” (em cartaz de 27 de abril a 20 de agosto de 2017), “Não está claro até que a noite caia”, da artista Juliana Stein (em cartaz de 30 de setembro de 2017 a 18 de março de 2018), “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira (em cartaz de 11 de maio a 6 de agosto de 2017) e “Luz Matéria” (em cartaz desde 26 de outubro de 2018).

COLEÇÃO ASIÁTICA - Inaugurada no MON em março de 2018, a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” apresenta ao público uma seleção de peças provenientes de mais de 10 países asiáticos. Com curadoria do próprio embaixador Fausto Godoy e de Teixeira Coelho, a mostra reúne peças raras e de forte conteúdo simbólico, provenientes de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar.
Há peças como as cerâmicas do Vale do Indo, que podem chegar a 7 mil anos (V-II milênio A.C.), gravuras japonesas e indianas, o espírito protetor de jade (guardião de túmulo), do período neolítico chinês; além dos ornamentos e outras peças da Ásia Central, entre elas, várias do planalto tibetano, que revelam o valor singular desta coleção.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário