segunda-feira, 13 de maio de 2019

Clássico de George Orwell é destaque do jornal Cândido de maio


O clássico “1984” do escritor inglês George Orwell (1903-1950) completa 70 anos em 2019. Aproveitando a data, o Cândido de maio convidou Ignácio de Loyola Brandão para escrever sobre o romance. O autor de “Zero” (1974) e recém-eleito imortal da Academia Brasileira de Letras relaciona alguns dos temas mais urgentes levantados no livro 1984 – repressão, manipulação de informação, vigilância do Estado – com o momento vivido no Brasil e no mundo, onde em muitos sentidos a ficção de Orwell se torna cada vez mais real.
Nesta edição da publicação da Biblioteca Pública do Paraná, a trajetória pessoal do autor de “A revolução dos bichos” (1945) também ganha espaço. Um perfil biográfico mostra como Orwell, que morreu de tuberculose aos 46 anos e cujo nome real era Eric Arthur Blair, teve uma existência meteórica e intensa. Foi funcionário da Polícia Imperial Indiana, lavador de pratos em Paris, jornalista da BBC e soldado voluntário na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) - na qual levou um tiro na garganta.
O Cândido também resgata um texto do escritor e jornalista Sérgio Augusto que relaciona a repressão sexual em Oceânia, o país onde se passa 1984, com as ideias do psicanalista alemão Wilhelm Reich e seu livro A psicologia de massas do fascismo (1933). O texto de Augusto foi originalmente publicado em 1984 na Folha de S.Paulo e revisto pelo autor para esta edição.

OUTROS TEMAS - Na coluna Pensata, o professor de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Cezar de Castro Rocha discute os caminhos da crítica literária em tempos de internet e redes sociais. O escritor paranaense Domingos Pellegrini comenta a relevância de “Os sertões” (1902), clássico de Euclides da Cunha, nos dias de hoje. Outro grande escritor, o americano Kurt Vonnegut, tem sua trajetória revista em reportagem do jornalista e editor Omar Godoy.
O fotógrafo Eduardo Macarios apresenta imagens da mostra “Por Dentro da Biblioteca”, com fotos da Biblioteca Pública do Paraná que exploram o projeto arquitetônico do interior do prédio e evidenciam o contraste entre o antigo e o moderno na instituição, que em março completou 162 anos.
Outro destaque é a transcrição do bate-papo com o escritor e jornalista Sérgio Rodrigues, que abriu a temporada 2019 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. Na conversa, o romancista fala sobre o desenvolvimento de alguns de seus livros, como “O drible” (2013) e “Elza, a garota” (reeditado em 2018), além de comentar temas como o futebol na literatura e o espaço que os autores de ficção têm hoje na cultura brasileira.
Entre os inéditos, a edição traz poemas de Rodrigo Tadeu Gonçalves, Yasmin Nigri e Marina Colasanti, que em agosto lança novo livro de poesia, além de conto de Bernardo Ajzenberg e fragmento do próximo romance de Guido Viaro, o 15º da carreira do escritor curitibano. A ilustração da capa é do artista Visca.

A PUBLICAÇÃO - O Cândido é mensal e distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado pelo correio para assinantes a diversas partes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário