quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sessão Sabedoria de junho exibe o filme “Ensaio de Orquestra”, de Fellini


O mês de junho termina com mais uma exibição do Sessão Sabedoria, projeto do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) voltado para a plateia a partir dos 60 anos, mas também aberto a toda a comunidade. A atração deste mês é o longa-metragem “Ensaio de Orquestra” (Itália, 1978), um dos últimos filmes da carreira do genial diretor italiano Federico Fellini (de “Amarcord”), morto em 1993, aos 73 anos. O filme é indicado para maiores de 14 anos.
A obra, que será exibida na sexta-feira (28), às 14 horas, com entrada gratuita, utiliza-se como metáfora da música e da estrutura de uma orquestra que se apresentará numa capela na cidade de Roma. O filme mostra, em vez de um organizado ensaio, as desavenças entre os músicos, cada um mais interessado que o outro em exibir seu próprio trabalho e criticar os colegas, especialmente quando são entrevistados por um canal de televisão.
“Ensaio de Orquestra” é uma pungente crítica ao caos, ao hedonismo e ao egoísmo típicos das sociedades modernas e à manipulação política e midiática, representada também pela conturbada relação de poder entre o maestro e seus músicos.
Nesta Sessão Sabedoria, o MIS-PR faz uma homenagem a um dos mais importantes cineastas italianos, em sua última colaboração com o músico Nino Rota, seu parceiro constante de toda uma vida, a quem o filme é dedicado.

O Miniauditório do MIS-PR está situado na rua Barão do Rio Branco, 395, Centro. Mais informações: 3232-9113 ou http://www.mis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário