quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Camerata Antiqua difunde a música erudita em concertos gratuitos


A Camerata Antiqua de Curitiba fará apresentações gratuitas nesta semana: o Concerto nas Igrejas e o Música pela Vida. As apresentações serão nesta quinta-feira (15), às 10h30, no Hospital da Clínicas, e às 20h, no Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, no Água Verde. A regência é de Mara Campos (SP).
O Música pela Vida, realizado em hospitais e instituições filantrópicas, e o Concerto nas Igrejas contam com uma programação anual para difundir a música erudita na cidade.
Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo.

PROGRAMA - As apresentações abertas à comunidade contam com a regência de Mara Campos. O repertório desses concertos também reflete a característica e a proposta musical dos projetos.
Grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros são apresentadas. Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Antônio Carlos Jobim, Antônio Vivaldi, César Guerra Peixe e Edmundo Villani-Côrtes estão no programa.
São concertos didáticos com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e espiritual do público e dos pacientes, favorecendo também os familiares e amigos que os acompanham, além dos funcionários e do corpo clínico.
Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade", diz Galvão.
"Os concertos sociais são uma forma de a Camerata responder essas necessidades, levando cultura às igrejas, hospitais e periferias”, conclui Marino Galvão.

A CAMERATA ANTIQUA - Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim.
A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário