quinta-feira, 8 de agosto de 2019

MAC-PR promove palestra com a psicanalista Priscila Frehse


O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove neste sábado (10), a partir das 15 horas, a palestra “Nós entre mulheres: bordas e bordados”, com a psicanalista Priscila Frehse. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), ela abordará o que se inscreve por meio da arte de mulheres negras contemporâneas, sobretudo pelos bordados e pela arte têxtil desenvolvida.
A conversa será na sala 8 do Museu Oscar Niemeyer, espaço utilizado pelo MAC no período em que sua sede passa por reforma. No mesmo local está em cartaz a mostra “Ero Ere: Negras Conexões”, cuja visitação foi prorrogada até 29 de setembro. Os ingressos para o evento custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
A exposição reúne trabalhos do coletivo homônimo formado por artistas visuais negras residentes em Curitiba: Claudia Lara, Eliana Brasil, Fernanda Castro, Kênia Coqueiro, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais. A curadoria é do pesquisador e professor Emanuel Monteiro.
Formado em 2018, o Coletivo Ero Ere – que em yorubá significa “salve a gamaleira”, árvore de raízes fortes, símbolo religioso de matriz afro-brasileira –surgiu a partir de uma pesquisa da artista Eliana Brasil, que está terminando sua graduação em Artes Visuais na UFPR, sobre a presença de artistas negras contemporâneas em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário