quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Orquestra de Câmara toca com solos e direção de Cármelo de Los Santos


Virtuoso violinista, o gaúcho Cármelo de Los Santos será o solista e diretor musical do concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta nesta sexta (9) e sábado (10), na Capela Santa Maria. Com um currículo internacional, Cármelo sustenta, além do nome, um instrumento de grande destaque: um violino Carl Becker de 1929.
Esta será a primeira vez que o músico fica à frente do grupo curitibano. No programa, mais uma estreia, a obra “Armênia 88”. A peça de Alexander Arutiunian (1920-2012), escrita em memória ao devastador terremoto que aconteceu na cidade armênia de Spitak, em 1988, entra no repertório da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba pela primeira vez.
Apesar de não ter trabalhado diretamente com a orquestra, o contato sempre existiu. Por quatro anos, Cármelo foi professor da Oficina de Música de Curitiba. “Desde jovem venho à Oficina, antes participava como aluno e agora como professor, e sempre assisto à Orquestra, por isso essa semana está sendo tão gratificante”, conta.
As obras “Ciaccona em Sol menor”, de Tomaso Vitali (1663-1745) e “Serenata para Cordas em Dó Maior”, de Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), completam o programa. “Será uma noite romântica, com peças curtas, do virtuosismo ao lírico e um pouco de música armênia”, garante o diretor musical.
Cármelo, que é professor titular na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, afirmou acompanhar o crescimento da Orquestra de Câmara. “Isso aqui é um oásis dentro do Brasil, ter uma orquestra como essa há 45 anos é raro, principalmente de câmara. Acompanho a programação e sempre é interessante e variada, um orgulho para nós, músicos”, concluiu.

BIOGRAFIA - Cármelo de los Santos é violinista brasileiro radicado nos Estados Unidos. Desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Vem se apresentando como solista convidado de várias orquestras, entre elas, a New World Symphony, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New Mexico e a Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), além das principais sinfônicas brasileiras.
Foi vencedor de diversos concursos internacionais, entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda Júlio Cardona (Portugal).

Os ingressos para estas apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba custam R$ 30,00 e meia-entrada a R$ 15,00. Vendas pelo site www.aloingressos.com.br ou diretamente na bilheteria da Capela Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário