quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica apresentam “Carmen”, no Guairão


O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam o espetáculo “Carmen” nos dias 28 e 29 (sábado e domingo), no Guairão. Carmen, escrita pelo compositor francês Georges Bizet, é uma das obras mais conhecidas e tocadas em todo o mundo.
A personagem principal é uma mulher livre que acaba sendo assassinada pelo companheiro Don José, cego pelo ciúme. As sessões acontecem no sábado às 20h30, e domingo, às 18h, e fazem parte da celebração dos 50 anos do BTG. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).
A coreografia de “Carmen” foi criada para o Balé Teatro Guaíra por Luiz Fernando Bongiovanni em 2016 e faz parte de um projeto de democratização do acesso à cultura. O BTG buscou na última década recriar clássicos da dança mundial, como “Carmen” e “O Lago dos Cisnes”, em linguagem contemporânea para trabalhar formação de plateia.
A apresentação terá regência do maestro-titular Stefan Geiger. A orquestração, com destaque para percussão, representa com perfeição o clima da Espanha do século XIX, onde a história é ambientada. Na composição, não há sopros, somente cordas e percussão.

CARMEN - Escrita originalmente em formato de ópera, a história se desenvolve a partir do relacionamento entre Carmen, uma cigana sedutora, o cabo do exército Don José e sua noiva Micaela e o toureiro Escamillo.
No ano de estreia, em 1875, a obra foi criticada em função da personalidade livre da protagonista. Bizet não viveu para ver o sucesso de sua criação, mas a canção Habanera se tornou uma das mais conhecidas do universo operístico.

50 ANOS - As apresentações fazem parte da celebração de 50 anos do Balé Teatro Guaíra, a terceira companhia mais antiga do país e uma referência em dança contemporânea.
Em cinco décadas, marcou a vida de bailarinos e bailarinas que fizeram parte do corpo artístico e transformou a história da dança nacional.
Ao todo, nesses 50 anos, o BTG criou mais de 150 coreografias, teve 300 bailarinos e se apresentou em 200 cidades, 17 estados e 5 países, chegando a um público de mais 1 milhão de pessoas.
Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do BTG. Foram apresentados os seguintes balés: “A Sagração da Primavera”, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná; “Carmen” e “O Segundo Sopro”, conhecido pelo público como balé das águas. Houve ainda uma homenagem para “O Grande Circo Místico”. Foram apresentados os seguintes trechos do espetáculo: a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário