sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Arte sustentável ganha espaço na Galeria São Francisco


Design, arte e beleza são vistas nas lojas do projeto “Madeira nas Arcadas, das Florestas ao Design Sustentável”, inauguradas na noite desta quinta-feira (19), na Galeria São Francisco, nas Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico da cidade.
O projeto conta com a participação de nove marcas que irão comercializar seus produtos, distribuídas em três lojas, além de um espaço de exposição. Turistas e curitibanos poderão comprar móveis, biojóias e artigos de decoração, todos produzidos com madeira sustentável, reaproveitadas de poda urbana ou de reflorestamento.
Segundo o prefeito Rafael Greca, a ideia é valorizar o trabalho de artesãos, artistas e designers locais, mas, principalmente, dar vida nova à região das Ruínas de São Francisco, para que a população ocupe o espaço público e sinta-se parte da cidade.
Restauramos o Palácio Belvedere, que irá abrigar a Academia Paranaense de Letras e um café-escola, revitalizamos a Praça João Cândido e a adornamos com luzes e jardins floridos. Agora, a Galeria São Francisco está cheia de arte e beleza. Tudo isso, soma-se para tornar as Arcadas de São Francisco o novo endereço do design em madeira de Curitiba e a região um espaço cultural da cidade”, disse Greca.
De acordo com Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, o projeto é resultado de um trabalho colaborativo, e de uma ideia que teve dois meses entre sua concepção e realização. Tem intuito de estimular a economia criativa e o turismo local.
Os produtores e expositores foram escolhidos pelo Instituto do Turismo e pela Embrapa. São pessoas que trabalham e que mostram a madeira de forma diferenciada, agregando valor”, explica Yeda Maria, pesquisadora da Embrapa.
Para o artesão Hudson Luiz Gomes, que vendia os produtos exclusivamente pelas redes sociais, essa é uma oportunidade para expor o trabalho. “Os clientes terão a experiência de ver, pegar e sentir as peças. Cada uma com a sua particularidade. É uma experiência completamente diferente”, conta entusiasmado.
Com o apoio da Prefeitura e das entidades envolvidas, conseguimos dar mais visibilidade ao trabalho em madeira sustentável. Valorizando os nossos produtos e o nosso ofício”, afirma o artesão Ugo Guttierrez.
O projeto “Madeira nas Arcadas” estreia com a participação das empresas Biojoia, Boulle, Cristiano Salles Castro, Craft n’Creations, Clora, Ideas, Sig Roeder Joias, e Woodson. Une entidades públicas - Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, URBS (Urbanização de Curitiba), Embrapa Floresta - e designers e artesãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário