quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cine Passeio abre na segunda-feira para mostra especial de filmes de Fellini


Na próxima segunda-feira (20), o Cine Passeio abrirá excepcionalmente para a exibição da Mostra “Buon Compleanno, Fellini”, em comemoração ao aniversário do renomado diretor e roteirista italiano Federico Fellini, que se estivesse vivo, completaria 100 anos nessa data. A partir das 11h, serão exibidos “oito filmes e meio”, escolhidos entre alguns de seus maiores sucessos. A entrada é gratuita.
Na verdade, são nove filmes, mas como um deles é bem curto (“Ensaio de Orquestra”), parodiamos aqui o próprio ‘maestro’, que chamou um de seus grandes filmes de 8 e 1/2, pois até então tinha feito seis filmes completamente seus e três outros ‘meio’ seus, pois codirigidos com outros diretores”, comentam os curadores Marcos Jorge e Marden Machado.
Os filmes escolhidos para a mostra, que serão projetados no decorrer do dia, nas Salas Luz e Ritz e no Terraço, são “Os Boas-Vidas”, de 1953; “A Doce Vida” (foto), de 1960; “8 e ½”, de 1963; “Julieta dos Espíritos”, de 1965; “Amarcord”, de 1973; “Casanova”, de 1976; “Ensaio de Orquestra”, de 1978, “E La Nave Vá”, de 1983 e “A Voz da Lua”, de 1990. Além disso, acontecerão, nos espaços abertos do Cine, antes da sessões noturnas, pocket-shows de músicas de Nino Rota (grande parceiro de Fellini em 17 de seus filmes) executadas pelo grupo Cine Som.
Federico Fellini é considerado um dos maiores diretores da história do cinema mundial e europeu da segunda metade do século XX. Entre 1950 e 1990, realizou dezenas de filmes satíricos e melancólicos, oníricos e visionários, com uma exuberante galeria de personagens inesquecíveis e um modo de contar histórias que influenciou, direta ou indiretamente, praticamente todos os cineastas que vieram depois dele.
Seus filmes tiveram doze indicações ao Oscar, sendo que quatro deles ganharam Melhor Filme Estrangeiro (“A Estrada da Vida”, “Noites de Cabíria”, “8 e ½” e “Amarcord”). O diretor e roteirista ainda recebeu um Oscar Honorário pela carreira, em 1993. Outros prêmios conquistados por Fellini foram a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1960, um Leão de Ouro (pela carreira) no Festival de Veneza de 1985 e duas vezes o Festival de Moscou (1963 e 1987).

Os ingressos começarão a ser distribuídos na bilheteria, uma hora antes de cada sessão. O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410, Centro. Mais informações na página do Facebook, perfil do Instagram ou pelo telefone 3323-1979.

Programação da Mostra “Buon Compleanno, Fellini”

11h
A VOZ DA LUA
Drama/Comédia (1990)
Sala Luz
Duração: 2h02
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: O lunático Salvini (Roberto Benigni) observa o mundo de maneira diferente, buscando sempre achar o seu lado poético.

OS BOAS-VIDAS
Comédia dramática (1953)
Sala Ritz
Duração: 1h47
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que passa seu dia a dia em farras e conquistas amorosas, sempre sustentados pelos pais. No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e é obrigado a casar.

14h
E LA NAVE VÁ
Comédia Dramática/Musical (1983)
Sala Luz
Duração: 2h18
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Junho de 1914. Um navio deixa Nápoles levando as cinzas da cantora lírica grega Edmea Tutea para serem jogadas no mar da Grécia. Entre os passageiros estão artistas e nobres de diversos países. Durante a viagem, são acolhidos refugiados sérvios, criando problemas quando o navio é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que havia declarado guerra à Sérvia na época.

AMARCORD
Comédia dramática
Sala Ritz
Duração: 2h07
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Por meio dos olhos de Titta (Bruno Zanin), o filme aborda a vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta e um padre que escuta confissões apenas para dar asas à sua imaginação anticonvencional.

16h40
JULIETA DOS ESPÍRITOS
Comédia dramática (1965)
Sala Luz
Duração: 2h24
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Um dia, ela descobre que seu marido tem sido infiel. Julieta, então, abandona o conformismo burguês, revelando ser uma pessoa de extraordinária riqueza interior.

8 1/2
Drama/Fantasia (1963)
Sala Ritz
Duração: 2h18
Legendado
Classificação: 16 anos
Sinopse: Prestes a rodar seu próximo filme, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) não tem ideia de como será o filme. Em meio a uma crise existencial, sendo pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente e ficção com realidade.

19h30
CASANOVA
Comédia Dramática (1976)
Sala Luz
Duração 2h50
Legendado
Classificação: 16 anos
Sinopse: No século XVIII, o libertino bibliotecário Giacomo Casanova (Donald Sutherland) é um grande colecionador de boas histórias. Um presença constante em meio a nobreza, já viajou por todas as capitais europeias, conhecendo as mais diversas culturas, além de manter alguns relacionamentos amorosos.

A DOCE VIDA
Comédia Dramática (1960)
Sala Ritz
Duração: 3h
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos na badalada Via Veneto. Em um mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas e conhece as pessoas mais extravagantes, descobrindo um novo sentido para a vida

20h
ENSAIO DE ORQUESTRA
Comédia dramática/Musical (1978)
Terraço do Cine Passeio
Duração: 1h12
Legendado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em uma antiga capela da Roma medieval, um oratório recebe uma orquestra musical. As competições internas e as hierarquias que existem dentro do grupo são colocadas em evidência quando eles são entrevistados por uma equipe televisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário