quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Exposição sobre Curitiba recebe registros de fotógrafo apaixonado pela cidade


Em cartaz desde o fim de março no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, a exposição “Tempo e Memória” acaba de incorporar uma novidade: a mostra de trabalhos do repórter fotográfico e fotógrafo independente Synval Stocchero, com sete flagrantes em preto-e-branco da cidade nas décadas de 50, 60 e 70. A seleção é da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.
Morto em 2008, aos 77 anos, Stocchero era apaixonado por Curitiba. Suas fotografias ampliam os recursos postos à disposição do público para proporcionar um passeio cultural e didático por Curitiba que começa pela Pré-história e vai até o presente por meio de réplicas de documentos, obras de arte e tecnologia.
A ideia é atrair desde as pessoas mais velhas, que podem revisitar a cidade de outras épocas com a ajuda de fotografias e filmes de curta-metragem, até crianças e adolescentes acostumados às novas tecnologias”, contextualiza a historiadora da Casa da Memória Ângela Rodarte.
É o caso do da oportunidade de interação com a chamada Ave do Terror – animal de grande porte que habitou a região de Curitiba há cerca de 40 milhões de anos. Personagem de animação e de realidade ampliada especialmente criadas para a mostra, a ave tinha cerca de 2 metros de altura, não voava e se alimentava de carne.
Informações sobre ela poderão ser obtidas por meio de recursos como os tradicionais painéis até audioguias em três idiomas. Outra possibilidade é o aplicativo para smartphone, que permite “tocar” a ave e tirar fotos ao seu lado.

O Memorial de Curitiba está situado na Rua Doutor Claudino dos Santos, 79, Centro Histórico e pode ser visitado de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h (sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário