quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

No centenário de Fellini, Curitiba ganha exposição permanente sobre o cineasta


As comemorações pelos 100 anos de Fellini terão, nesta quinta-feira (23), a inauguração “Coleção Fellini”, uma exposição permanente, na maior sala do segundo andar do anexo do Museu Guido Viaro. O projeto é do produtor e curador Antonio Cava, fã e conhecedor da carreira e da história do cineasta italiano. Durante 26 anos, ele garimpou sobre a vida e obra do diretor italiano. São desenhos, fotos, cartazes, filmes, bonecas, selos e livros. “Criei uma exposição chamada ‘Circo Fellini’ para lembrar os 10 anos do falecimento do cineasta em 2003. A exposição foi um sucesso. Círculei por várias capitais. Me tornei um colecionador de desenhos, fotografias, livros, filmes e documentários de Fellini. E decidi doar todo o meu acervo para o Museu Guido Viaro em Curitiba”, conta Cava.
Entre os objetos da exposição, há algumas preciosidades, como o livro de Giulietta Masina, com pratos favoritos de Fellini. “São mais de 100 livros sobre Federico Fellini. Desde os anos 50. Alguns raros. Inclusive uma cópia do livro dos Sonhos. O maior livro onírico do mundo”, conta ele. “É uma iniciativa independente sem patrocínio público. Realizado em parceria com o Senhor Constantino Viaro do Museu”.
A coleção tem Apoio do Consulado italiano, Embaixada italiana e Instituto Italiano de Cultura.

SOBRE O DIRETOR - Fellini nasceu em 20 de janeiro de 1920, em Rimini, na Emília-Romanha, e morreu em 31 de outubro de 1993, em Roma. Naquele ano, venceu o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra. Entre seus filmes de maior sucesso, destacam-se "A Doce Vida", "Oito e Meio", "Amarcord", "Noites de Cabíria" e "A Estrada". Em uma carreira de quase cinquenta anos, Fellini ganhou a Palma de Ouro por “La Dolce Vita”, foi indicado a doze prêmios da Academia e ganhou quatro na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o melhor para qualquer diretor da história da Academia. Foram 24 filmes como roteirista e diretor.

O Museu Guido Viaro está situado na Rua XV de Novembro, 1348, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário