segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

MIS promove curso sobre processos fotográficos


O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove gratuitamente, no dia 20, o curso teórico “Introdução aos processos fotográficos históricos”, ministrado por Tárcilo Pereira, que fará um breve panorama sobre os diversos processos históricos da fotografia analógica.
Durante o curso, que integra as atividades da exposição “Ilhas da Imaginação”, em cartaz no museu, será feita uma introdução sobre a história da fotografia, passando por técnicas que antecederam a invenção da foto (como a heliogravura, a daguerreotipia, a cianotipia e o calótipo), e seguindo até a criação da película (filmes fotográficos de 35mm e 120mm).
Serão abordados também os processos desenvolvidos por Hercules Florence, inventor francês que viveu no Brasil por volta de 1840, além das técnicas de impressão em placa seca e placa molhada – forma de impressão inventada e largamente utilizada no século XIX.
O curso é voltado para pessoas que têm interesse na área da fotografia mas que não estejam familiarizadas com processos históricos. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever o interessado deve encaminhar um e-mail para educativomis@secc.pr.gov.br.

SOBRE O MINISTRANTE - Tárcilo Pereira é estudante de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Trabalhou como oficineiro no laboratório fotográfico do Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, onde promoveu oficinas de revelação de filme fotográfico com cafenol em 2018 e 2019; foi mediador do Museu Oscar Niemeyer e monitor dos ateliês de gravura no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba.
Desde 2016 atua como fotógrafo do selo musical curitibano Onça Discos, e desde 2015 desenvolve pesquisas sobre revelação fotográfica utilizando cafenol, em paralelo a outras linguagens da gravura, como xilogravura, serigrafia e gravura em metal.

Mais informações: 3232-9113 ou www.mis.pr.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário