terça-feira, 16 de junho de 2020

Live do IAB-PR vai discutir a Arquitetura e Urbanismo pós-pandemia


Entidade com 58 anos de atividade no Estado e quase centenária no País, o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Paraná promove, nesta quarta-feira (17), a partir das 17 horas, a live “Atuação na Pós-Pandemia – Novo Design & Arquitetura”. Os debatedores serão Ariel Scheffer da Silva, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional e presidente do Conselho da Associação MarBrasil; e Eloy Casagrande, coordenador do projeto Escritório Verde e professor do programa de Pós-Graduação em Tecnologia, da UTFPR. A mediação ficará por conta do presidente do IAB-PR, arquiteto e urbanista Luiz Reis.
Tanto Ariel Scheffer como Eloy têm atuação destacada na área de sustentabilidade dos sistemas construtivos e seus impactos no meio ambiente. Para Ariel, a crise pandêmica de 2020 abre uma oportunidade de repensarmos nossa relação com o meio ambiente e com nossos ambientes construídos, antropizados. Na avaliação do superintendente da Itaipu, mais do que nunca, a relação meio ambiente - incluindo o tão esquecido termo “biodiversidade” - com a saúde e a economia estão em pauta.
Segundo ele, a multidisciplinaridade será essencial para equacionar esta e possíveis futuras crises globais, e esse será um dos motes da live do IAB-PR. “Tenho discutido com grupos multi e interdisciplinares a questão urbana e de espaços construídos/ocupados e o que podemos fazer para promover um ‘novo normal sustentável’. Nestas discussões surgem diversas ideias e possibilidades envolvendo conceitos de ética e estética em arquitetura e paisagismo. Entre elas estão projetos de uso e conservação de espaços naturais urbanos e rurais, áreas naturais 4.0, com conceitos de Internet das Coisas e uso social de áreas de conservação municipais. Também aparecem a abordagem de design em resposta às triplas crises de emergência climática, a perda da biodiversidade e a apropriação social sustentável de espaços naturais, além da integração destes espaços às necessidades da saúde única ou saúde planetária”, explica Ariel.
Já o professor Eloy Casagrande defende a ideia de que uma construção sustentável e inovadora no Brasil é possível e viável economicamente, incluindo a utilização das novas tecnologias construtivas. De acordo com ele, é preciso reforçar a integração de todas as escolhas sustentáveis em um projeto, buscando minimizar os efeitos da construção civil no meio ambiente por meio de ganhos de desenvolvimento social.

O acesso da live será feito pelo Facebook do IAB Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário