segunda-feira, 10 de junho de 2024

Carmen Monarcha e Max Petrônio apresentam clássicos da música italiana em Curitiba

Músicas populares italianas como O Sole Mio e Volare, além de árias de óperas famosas como La Traviata e O Mio Babbino Caro, interpretadas por músicos internacionais. Assim será o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba que acontece nesta quarta-feira (12), 20h, no Teatro Positivo. Os intérpretes, a soprano Carmen Monarcha e o tenor Max Petrônio, são o ponto alto deste concerto, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos já estão à venda e há uma iniciativa solidária: quem doar itens de higiene pessoal e limpeza, destinados às famílias afetadas pelas recentes inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul, terá direito a meia-entrada.

A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos já estão à venda e há uma iniciativa solidária: quem doar itens de higiene pessoal e limpeza, destinados às famílias afetadas pelas recentes inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul, terá direito a meia-entrada.

Sob a regência do maestro Evandro Matté, o programa do concerto é um passeio pelos diversos estilos da música italiana. Além das músicas já citadas, o público poderá apreciar clássicos populares como Per Amore, Vivo Per Lei e Caruso. A trilha sonora do célebre compositor Ennio Morricone também fará parte desta celebração musical.

A aclamada soprano brasileira e integrante da Johann Strauss Orchestra do maestro André Rieu, Carmen Monarcha, é o destaque da noite com sua voz poderosa e expressiva. "Cantar o repertório italiano é sempre muito bom, é uma língua sonora, expressiva e, além disso, o público sempre se envolve e retribui com entusiasmo. Acho que conseguimos fazer um repertório bonito, leve e com melodias que todos reconhecem", disse.

Além disso, o concerto acontecerá no Dia dos Namorados, o que adiciona mais um tema à noite: "A expressividade dos textos é sempre muito rica em uma mensagem de alegria e positividade. O amor estará no ar também com melodias românticas conhecidas e, claro, vários duetos românticos", concluiu.

Antes do início do concerto, haverá uma cerimônia especial na qual o Consulado Geral da Itália em Curitiba entregará a Comenda Ordine della Stella d'Italia, uma homenagem concedida pelo Presidente da República Italiana a indivíduos que se destacaram por estreitar os laços de amizade entre seus países e a Itália.

O Teatro Positivo está situado na rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido. Informações e ingressos: www.guiacuritiba.com.br

Caixa Cultural Curitiba recebe o sambista carioca Agrião na estreia do projeto Samba de Bamba

Nesta terça-feira (11), às 20h, acontece na CAIXA Cultural Curitiba a estreia do projeto Samba de Bamba, com apresentação do sambista carioca Agrião. O evento promete uma noite de celebração ao samba, repleta de emoção e homenagens aos grandes mestres do gênero. 

Acompanhado por sua talentosa banda composta por Marcos Basílio e Marcelo Pizzot na percussão, Wellington Monteiro no violão e Wanderson Martins no cavaquinho e direção musical, Agrião pretende encantar o público com uma viagem musical pelos sucessos que marcaram seus 40 anos de carreira, além de apresentar suas próprias composições.

Destaque para as homenagens ao compositor Martinho da Vila, com um pot-pourri de seus sambas inesquecíveis, e à primeira-dama do samba, Dona Ivone Lara, reverenciada pelo próprio Agrião.

Entre as composições autorais, o público terá a oportunidade de ouvir "Quintal da Ciata", uma emocionante homenagem à casa da Tia Celina, onde Agrião iniciou sua jornada no samba, e "Pra Mart'nalia", uma bela homenagem à amiga e cantora que dá nome à música “Martinho da Vila e Vila Isabel”.

Agrião expressa sua expectativa para a noite, prometendo uma atmosfera de alegria e magia. "Será uma noite de muita alegria e paz. Vamos cantar o samba em todas as suas vertentes. Na estreia do projeto Samba de Bamba, eu quero cumprir a minha missão que é levar paz, alegria, música e muita emoção para o público de Curitiba. Prometo uma noite de magia junto com parceiros e amigos", afirma.

SAMBA DE BAMBA - O projeto "Samba de Bamba" retorna à CAIXA Cultural Curitiba sob a curadoria de Rodrigo Browne, que promete uma série de oito shows, com artistas de várias cidades, até dezembro apresentando o tradicional "Samba de Raiz".

O projeto se chama Samba de Bamba por conta do programa que Browne produz e apresenta há 28 anos na emissora Paraná Educativa FM, que já foi premiado como o Melhor Programa de Rádio do Brasil, em 2023.

Cada artista convidado terá a oportunidade de compartilhar suas escolhas musicais e conexões afetivas com o público, renovando o samba com qualidade e respeito à tradição cultural. Browne ressalta que o projeto proporciona encontros únicos entre artistas e público, democratizando a cultura.

A próxima atração será a sambista curitibana Branka, no dia 9 de julho.

AGRIÃO - Conhecido como Agrião ou Jorge Agrião, Jorge Fernando Ribeiro Trindade nasceu em Laranjeiras e cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, onde dedicou a maior parte de seus 40 anos de carreira ao samba. Seu apelido surgiu nos tempos em que frequentava o bar dos compositores da Vila Isabel, onde era sempre visto no canto com os cabelos molhados. Foi lá que alguém brincou: "Menino, você parece agrião, que só anda na água!", e o apelido pegou.

Na Vila Isabel, Jorge Agrião fez parte da bateria, do carro de som e atualmente integra a Ala dos Compositores. Como músico, colaborou com diversos artistas, sendo percussionista da Banda do Martinho da Vila. Nos anos 80, frequentava o bar dos compositores em Vila Isabel, onde conviveu com grandes nomes como Beto sem Braço, Geraldo Babão, Rodolfo de Souza, Paulinho da Viola, Almir Guineto, entre outros mestres do samba.

A CAIXA Cultural Curitiba está localizada na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro. Mais informações: (41) 4501-8722.