sexta-feira, 22 de maio de 2026

Dia do Orgulho Geek será celebrado neste fim de semana no Shopping Estação

Neste final de semana, em comemoração ao Dia do Orgulho Geek, o Shopping Estação recebe um grande encontro de multicolecionismo e variedades. O evento vai reunir mais de 80 expositores, e acontece nos dias 23 e 24, no piso L2, ao lado das Lojas Americanas.  

Voltada para fãs da cultura geek, colecionadores e famílias em busca de lazer e nostalgia, a feira reúne centenas de itens colecionáveis, raros e temáticos, além de expositores especializados em diferentes segmentos do universo pop e do colecionismo. Entre os destaques desta edição estão as figurinhas da Copa, oportunidade para quem está começando a sua coleção; miniaturas de carros, brinquedos antigos e atuais, videogames clássicos, moedas e cédulas antigas, discos de vinil, cartas Pokémon, bonecas, action figures, peças produzidas em impressão 3D, além de diversos outros produtos ligados ao universo geek e nostálgico.

A proximidade com o Dia do Orgulho Geek (25 de maio) torna a edição ainda mais especial para fãs da cultura pop, dos games, dos filmes, quadrinhos, animes e personagens icônicos que marcaram gerações. A data, conhecida mundialmente como uma celebração da cultura nerd e geek, reforça a conexão do evento com um público apaixonado por colecionismo e entretenimento.

A escolha do Shopping Estação para receber mais uma vez a feira também reforça a conexão do empreendimento com o universo geek. O shopping já se tornou referência em Curitiba para esse público ao reunir lojas especializadas, espaços temáticos e experiências voltadas aos apaixonados por cultura pop, games, colecionismo e entretenimento.

O Shopping Estação  está situado na Av. Sete de Setembro, 2.775 , Rebouças.   

Mais informações: 3094-5300 ou www.shoppingestacao.com.br 

Domingo no Centro terá edição temática do Maio Amarelo; evento também será oportunidade para a troca de figurinhas

O Domingo no Centro terá uma edição temática especial neste domingo (24), dedicada ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Das 9h às 15h, o calçadão da Rua XV de Novembro e arredores receberão uma ampla programação gratuita com atrações culturais, ações educativas, vacinação, atividades de saúde, distribuição de mudas de árvores, trocas de figurinhas do álbum da Copa do Mundo, serviços e opções de lazer para toda a família.

Criado em março de 2025, o Domingo no Centro já se consolidou como um dos principais eventos do calendário da cidade, reunindo milhares de pessoas em cada edição e transformando a região central em um grande espaço de convivência, cultura, entretenimento e prestação de serviços públicos. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Curitiba, envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais.

O Domingo no Centro é um projeto que fortalece a ocupação positiva da região central, aproxima a população dos serviços da Prefeitura e transforma o Centro em um espaço de convivência para as famílias. Nesta edição, conseguimos unir lazer, cultura, saúde e conscientização no trânsito em uma programação muito especial para toda a população”, destaca o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

MAIO AMARELO - A edição de maio terá como foco o Maio Amarelo 2026, campanha internacional de conscientização sobre segurança no trânsito. Entre os destaques estará a Tenda Maio Amarelo, com ações promovidas por órgãos como ABC Trânsito, Detran, BPTran, Polícia Rodoviária Federal, DER e Via Araucária.

O espaço contará com jogos educativos, distribuição de materiais informativos, simulador de impacto e a exposição da chamada “Moto Mais Mortal do Mundo”, dentro da ação ABC Trânsito.

Outra ação bastante importante será a distribuição de kits de segurança para ciclistas e motociclistas. Os agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão orientando os ciclistas a chegarem ao evento pela faixa exclusiva que será sinalizada na Rua Des. Ermelino de Leão para já instalarem seus kits.

PROGRAMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA - Na área da saúde, a população poderá receber a vacina da gripe, destinada aos grupos prioritários, além de orientações sobre dengue, saúde bucal e serviços do aplicativo Saúde Já. Também haverá sessões de auriculoterapia e atividades de educação alimentar e nutricional promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Ações de alimentação saudável também estão previstas para acontecer em uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, das 9h às 15h. A nutricionista Karine Oltramari fará orientações utilizando réplicas de alimentos para conscientizar a população sobre hábitos alimentares equilibrados de forma lúdica e educativa.

Outro destaque será a Tenda Meio Milhão de Árvores, com distribuição gratuita de mudas, além da Tenda de Educação Ambiental, que terá exposição e orientações sobre descarte correto de resíduos.

A programação cultural também promete movimentar o Centro durante todo o dia. No palco principal, haverá apresentações do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, Teatro Foca no Trânsito, Família Folhas, grupos folclóricos, dança gaúcha, show infantil da banda Manaká e atrações musicais de MPB e sertanejo.

O público ainda poderá aproveitar brinquedos inclusivos, jogos gigantes, feira de artesanato, adoção de pets, food trucks, exposição de carros antigos, troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo, além de serviços como Sine Móvel, Espaço Empreendedor Móvel e plantão de atendimento do programa Curitiba de Volta ao Centro.

Para a realização do evento, haverá bloqueios temporários nas ruas Ébano Pereira, Avenida Luiz Xavier e Voluntários da Pátria.


Oswaldo Montenegro, peça premiada e concerto especial da OSP estão na agenda cultural desta semana

A agenda cultural da semana está diversificada e atrativa para todos os públicos, com muitas atividades nos museus do Governo do Estado, shows e espetáculos de teatro. Um dos destaques é a abertura do novo Museu Satélite: o MAC Maringá, que começou a funcionar quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Calil Haddad. Nesta semana aconteceu a estreia do MUPA Pato Branco, já com visitação aberta.

A Orquestra Sinfônica do Paraná celebra seus 41 anos de trajetória com o concerto especial “Grande Festa da Música Brasileira!”, dedicado à riqueza e diversidade da música nacional. As apresentações acontecem nos dias 28 de maio, às 20h30, e 31, às 10h30, no Guairão, reunindo obras de três consagrados compositores brasileiros: Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone.

Também no Guairão, a programação semanal traz nomes de peso. A dupla Matogrosso & Mathias se apresenta nesta sexta-feira (22), com o espetáculo “Pedaço da Minha Vida”, parte da turnê que celebra os 50 anos de carreira. No sábado (23), é a vez de Oswaldo Montenegro chegar ao Guairão, com o espetáculo “A Dança dos Signos”, às 21h. No domingo (24), o Guairão recebe a peça "O Filho", do cineasta e dramaturgo francês Florian Zeller, ganha sua primeira versão brasileira sob direção de Léo Stefanini.

No Museu Paranaense (MUPA), a atração é a atividade “Imaginar a casa através do museu e o museu através da casa”, que combina mediação no circuito expositivo e exercício prático de imaginação e desenho. Será sexta-feira (22), às 14h30. O Museu Oscar Niemeyer também recebe mediações nesta semana: além da tradicional visita guiada que acontece todas as sextas-feiras, às 15h, o MON oferece, na quarta-feira (27), às 15h, uma mediação pela exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na sala 5. Os participantes vão conhecer e dialogar com as diferentes linguagens artísticas presentes na exposição.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL COMPLETA:

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Matogrosso e Mathias – A dupla Matogrosso & Mathias retorna a Curitiba nesta sexta-feira (22) com o espetáculo “Pedaço da Minha Vida”, parte da turnê que celebra os 50 anos de carreira. O show revisita grandes sucessos que marcaram a trajetória da dupla, preservando a essência do sertanejo romântico e tradicional que atravessa gerações e segue presente na memória do público. Os ingressos estão à venda no DiskIngressos e na bilheteria do teatro, com valores a partir de R$ 150 (meia-entrada), conforme o setor e a modalidade escolhida.

"A Dança dos Signos" – Oswaldo Montenegro – O fenômeno “A Dança dos Signos” retorna aos palcos em 2026 e chega a Curitiba no dia 23 (sábado), às 21h, no Guairão. Em turnê comemorativa pelos seus 70 anos, Oswaldo Montenegro revisita o espetáculo de maior sucesso de sua carreira em uma montagem multimídia que une música, poesia e astrologia. No palco, o artista conduz o público por reflexões sobre os diferentes perfis humanos representados pelos signos do zodíaco, entre canções, histórias e citações musicais que marcaram sua trajetória. Os ingressos estão esgotados.

"O Filho" – A premiada peça “O Filho”, do cineasta e dramaturgo francês Florian Zeller, ganha sua primeira versão brasileira sob direção de Léo Stefanini. A montagem inédita no país chega a Curitiba para apresentação única no dia 24 (domingo), às 19h, no Guairão. O espetáculo mergulha na complexidade das relações familiares e nos mistérios da mente humana ao acompanhar Nicolas, um adolescente de 16 anos que enfrenta um quadro de depressão. Os ingressos estão à venda no DiskIngressos e na bilheteria do teatro, com valores a partir de R$ 50 (meia-entrada). A classificação indicativa é de 16 anos.

Série Ouro 3 | Orquestra Sinfônica do Paraná – A Orquestra Sinfônica do Paraná celebra seus 41 anos de trajetória com o concerto especial “Grande Festa da Música Brasileira!”, dedicado à riqueza e diversidade da música nacional. As apresentações acontecem nos dias 28, às 20h30, e 31, às 10h30, no Guairão, reunindo obras de três consagrados compositores brasileiros: Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone.

Sob regência do maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, o concerto contará ainda com um coro misto de 60 vozes, regido por Alexandre Mousquer, além da participação dos coros infantis Papo Coral, sob regência de Cristiane Alexandre, e Coral Curumim, com regência, técnica vocal e direção artística e musical de Joyce Miriam Todeschini. Os ingressos estão à venda no DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A classificação indicativa é de 6 anos, e ambas as sessões contarão com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

 

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Gybb Rasta e Família Roots – A força do reggae paranaense toma conta do palco do Teatro Guairinha nos dias 22 e 23, sexta e sábado, às 20h, com os shows da banda Gybb Rasta e Família Roots. O grupo apresenta um espetáculo marcado por mensagens de paz, amor, espiritualidade e consciência social, reunindo clássicos da trajetória de Gybb e músicas inéditas dos novos álbuns que estão sendo produzidos pelo grupo. Os ingressos estão à venda no DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra, com valores a partir de R$ 10 (meia-entrada), de acordo com o setor e modalidade de ingresso.

 

Auditório Glauco Flores Sá de Brito (Miniauditório)

"Manual de Como Não Esquecer Meu Nome" – O espetáculo “Manual de Como Não Esquecer Meu Nome” chega ao Miniauditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, para uma temporada independente entre os dias 28 de maio e 7 de junho. Criada pela atriz Amanda Curedes ao lado da diretora Laís Cristina, a montagem parte de uma experiência pessoal para construir uma narrativa sensível sobre memória, cuidado e identidade.

 

Inspirada na história real de Eunice, avó da atriz, a peça acompanha o avanço do Alzheimer e a perda gradual das lembranças, até o ponto em que quase tudo desaparece, menos o nome do marido. Em Português e Libras. Os ingressos estão à venda no DiskIngressos e na Bilheteria do Teatro Guaíra entre R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Visita guiada | Arquitetura e acervo MON | Sessão 4 – Que tal participar de uma visita guiada pelo maior museu de arte da América Latina? Nesta sexta-feira (22), às 15h, o Museu Oscar Niemeyer oferece uma visita especial, explorando a arquitetura, o acervo e as exposições. A atividade começa na área externa, em frente à bilheteria, e termina em uma das exposições permanentes no MON, envolvendo o público com informações e curiosidades. Para participar, é necessário comprar a modalidade de ingresso e visita guiada

Mediação | "Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses" – 130 anos das relações Brasil/Japão – Na quarta-feira (27), às 15h, o público pode conhecer o acervo de arte asiática do MON, participando de uma mediação pela exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na Sala 5. Será possível conhecer e dialogar com as diferentes linguagens artísticas presentes na mostra. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado.

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “O mundo lúdico dos Mangás e Animes”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “MON sem Paredes”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “Technological Dances (encerra no dia 24/5)”; “Nem Todo Viandante Anda Estradas – Da Humanidade como Prática”; “Pátio das Esculturas” e “Espaço Niemeyer”.

 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC)

Museus Satélites | MAC Maringá – Na próxima quinta-feira, dia 28, acontece às 19h a abertura do MAC Maringá. Esta será a terceira ativação da política estadual de Museus Satélites, que amplia o acesso do público do interior do Paraná ao acervo dos equipamentos culturais do Governo do Estado. Na mostra “Tempos Permeáveis: atravessamentos do acervo do MAC-PR”, o MAC Maringá apresenta obras do acervo que representam diferentes linguagens da arte contemporânea paranaense. O MAC Maringá está localizado no Teatro Calil Haddad: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04.

 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido nº 170 - Poesia em Força Bruta – A edição n.º  170, de maio de 2026, do jornal Cândido explora o universo da poesia slam. Assinada por Naomi Mateus e Thaís Castro, a reportagem de capa “A potência da poesia falada” apresenta as origens das batalhas de poesia nos anos 1980, sua chegada ao Brasil, o funcionamento das competições, o cenário em Curitiba e a relação do movimento com a música e a literatura. Na retranca, Isa Honório e Naomi Mateus apresentam indicações de músicas que se relacionam à cena do slam.

Luiz Felipe Cunha entrevista Bethânia Pires Amaro, autora de "O Ninho" – vencedor do prêmio Jabuti em 2024 –, sobre o processo de escrita de seu novo livro: "Ressalga", publicado no final de abril. A reportagem “Entre lentes e memórias: o olhar feminino que movimenta a economia criativa do Paraná”, de Vânia de Sales, discorre sobre os eventos que apresentaram as trajetórias da cineasta Berenice Mendes e da fotógrafa Débora Ling no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).

EVENTOS

"Mariana Coelho & Bertha Lutz" – Lançamento do livro e sessão de autógrafos com as três autoras: Tatiana Marchette, Raquel dos Santos Quadros e Dyeinne Cristina Tomé.

Dia: 22 de maio (sexta-feira) Horário: 17h30 às 19h30 Local: Hall Térreo

Oficina | Novas Prosas – Clube de leitura crítica da prosa paranaense contemporânea (2ª edição)

Dia: 27 de maio (quarta-feira) Horário: 16h às 17h30 Local: Sala de reuniões, no 2.º andar

PROJETOS FIXOS

Oficina permanente de poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia. Dia: 28 de maio (quinta-feira) Horário: 18h às 19h45 Local: Coworking

SEÇÃO INFANTIL

“Medo dos Barulhos” | Roda de Conversa – Com Monica Margarido. Dias: 25 de maio (segunda-feira) Horário: 10h às 11h Local: Seção Infantil

Hora do conto – Contação encenada do livro “Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha. Dias: 25 e 27 de maio (segunda e quarta-feira) Horários: 10h30 e 14h30 Duração de cerca de 30 minutos cada sessão Local: Seção Infantil

Cine Pipoca - Exibição do filme "O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida", com distribuição de pipoca. Classificação: Livre Dia:  27 de maio (quarta-feira) Horário: 15h Local: Auditório Capacidade máxima: 132 pessoas Obs:Sessão apenas para crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis

Biblioteca Convida – Bate-papo “Como rir do ‘absurdo’ ajuda a digerir a realidade de hoje sem cair na alienação?”, com o autor André Dahmer. Dia: 28 de maio (quinta-feira) Horário: a partir das 18h Local: Auditório Capacidade máxima: 132 pessoas

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

Museu Paranaense (MUPA) 

Visita mediada com atividade prática | 24ª Semana Nacional de Museus – A atividade “Imaginar a casa através do museu e o museu através da casa”, no dia 22 (sexta-feira), das 14h30 às 16h30, combina mediação no circuito expositivo e exercício prático de imaginação e desenho. A proposta parte do conjunto de edifícios do museu, construídos em diferentes momentos e para distintas finalidades. Entre eles, uma construção histórica originalmente concebida como residência, articulando elementos de seu acervo, que atravessa campos como História, Antropologia, Arqueologia, Ciências Naturais e Artes Visuais, e que evocam as relações entre o espaço doméstico e o coletivo.

A partir dessas aproximações, o público é convidado a refletir sobre as relações entre casa, museu e cidade, criando novas formas de imaginar a casa através do museu e o museu através da casa. Para participar, é necessário inscrever-se neste link.

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Vitrine Panfletária”; “Objeto Sujeito”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: histórias recontadas”; “Ephemera/Perpétua”; “Lange de Morretes: entre-paisagens”; “Numismática e cultura material”.

 

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Nova residente – A artista visual Amanda Sanches é a nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). Ela desenvolve suas obras com foco nos símbolos arquitetônicos que fazem parte do dia a dia do brasileiro e vai expandir a pesquisa para analisar a estrutura do museu e criar obras inspiradas na casa do pai da pintura paranaense, a partir de sua iconografia particular e histórica. O espaço estará aberto todos os dias para visitas e o público terá a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas da artista em uma oficina de livro-objeto que será oferecida no final da residência. Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h.

Em cartaz – “Alfredo Andersen”, “Calderari: amar, além do mar” e “Primitivo”.

 

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Em cartaz – “Desse Lado do Muro”, “Esquerda Direita Volver” e “Sinestesia dos Objetos”.

 

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário - R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Museu Oscar Niemeyer (MON) - Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico. (41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA) - Rua Kellers, 289 – São Francisco. (41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) - Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. (41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) - Rua Cândido Lopes, 133 – Centro. (41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) - Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco. (41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) - Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9. Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico. (41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo - Rua Ébano Pereira, 240

Canal da Música – Grande Auditório - Rua Julio Perneta, 695 – Mercês. (41) 3331-7579

Casa Gomm - Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro.

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro.

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro.

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco.

No Dia Nacional do Café, Shopping Estação presenteia clientes com a bebida mais consumida pelos brasileiros

Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Café homenageia uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e um símbolo da cultura do país. O Brasil segue como um dos maiores consumidores de café do mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o consumo da bebida cresce de forma consistente no país, com média superior a 1.400 xícaras por habitante ao ano, consolidando o café como presença diária na mesa dos brasileiros.

No Paraná, a relação com o café também tem raízes históricas. O estado foi um dos grandes produtores nacionais e ainda preserva forte conexão cultural com a bebida, presente em cafeterias, encontros sociais e hábitos cotidianos da população.

Para marcar a data, o Shopping Estação promove uma ação especial para presentear os apaixonados pela bebida. No domingo (24), os primeiros clientes que acessarem o aplicativo exclusivo do Shopping Estação, o PODI, poderão ganhar um vale-café para resgatar nas operações participantes. A partir das 11h, o app irá liberar o acesso ao módulo Cupons de Desconto e os clientes poderão escolher os “Vales-Café” disponibilizados pelas operações participantes.

Os estabelecimentos que estão participando dessa promoção são: Kopenhagen, Café da Esquina, Milk Cream e Fábrica do Chocolate. As opções vão desde o cafezinho tradicional até o milkshake de café, ampliando a experiência para quem aprecia a bebida.

A ação acontece no dia 24 para os resgates do vale-café e é válida para consumo até o dia 31 de maio, nas lojas participantes. O vale-brinde será válido para a bebida disponibilizada pela operação participante. Para retirar o brinde, basta apresentar o cupom gerado pelo PODI diretamente ao lojista participante.

LOJAS PARTICIPANTES:

Kopenhagen - café expresso (50 ml);

Café da Esquina - café expresso com caramelo, leite vaporizado e cobertura de chantilly;

Milk Creamery - Affogato, tradicional sobremesa italiana que combina café com sorvete de creme;

Fábrica de Chocolate - milkshake cremoso de café com sorvete e chocolate Kibon, finalizado com canela e chocolate da cascata.

O Shopping Estação  está situado na Av. Sete de Setembro, 2.775 , Rebouças.   

Mais informações: 3094-5300 ou www.shoppingestacao.com.br 

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Na CAIXA Cultural, o samba que vem lá da Bahia

A CAIXA Cultural apresenta a sambista baiana Maryzelia, segunda atração do projeto Samba de Bamba, que chega pela primeira vez a Curitiba para uma única apresentação nesta terça-feira (19), às 20h, no teatro da CAIXA Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Apontada pela crítica especializada como uma das melhores intérpretes do samba na atualidade, a artista fará um show com um repertório que liga a Bahia ao Rio de Janeiro, unindo o passado e o presente do samba com artistas que vão do consagrado Paulo César Pinheiro ao jovem André da Mata. 

Os ingressos, com preços populares de R$ 20 e R$ 10 (meia), estão à venda nas bilheterias da CAIXA ou pela Bilheteria Digital, após às 15h.

Natural de Feira de Santana (BA), Maryzelia é uma cantora de samba que explora as diversas variantes do gênero, como samba-canção, ijexás, samba de roda e samba-reggae. Ela se destaca em palcos na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Maryzelia já se apresentou com renomados artistas brasileiros. Atualmente, ela está ensaiando para sair com a turnê dos artistas Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão.

Para o show do projeto Samba de Bamba, ela está montando um repertório especial onde vai mostrar ao público obras dos compositores e intérpretes que influenciaram sua carreira. "Será um show repleto de memórias afetivas como 'Retalho de Cetim' que eu ouvia com Benito de Paula, 'Canto das Três Raças' que eu admirava na voz da Clara Nunes, e sambas de roda do Recôncavo, como 'Quixabeira' que teve interpretação de Bethânia", adianta a cantora. No palco da CAIXA ela será acompanhada por quatro músicos: Rodrigo Pirikito (violão 7 cordas), Rafael Nogueira (cavaquinho) e Marquinhos Ferreira e Márcio Sorriso nas percussões.

BATE-PAPO MUSICAL - No mesmo dia da sua apresentação, às 18 horas, logo após a passagem de som Maryzelia vai realizar um bate-papo musical, aberto ao público, com o tema "De onde vem meu samba", para falar sobre sua carreira e suas influências musicais que começaram em casa com o samba de roda, reisados e as manifestações da cultura popular da sua região. Ela também lembra como a música brasileira, que inclui Vinicius de Moraes, João Gilberto, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Clara Nunes e Beth Carvalho, influenciaram a sua decisão de se tornar cantora. "Tanto no show quanto no bate-papo eu vou fazer um verdadeiro passeio que passa pelo samba dolente, a baianidade do ijexá, o samba-reggae, partido-alto e, principalmente, o samba de roda que é a minha raiz", finaliza.

A próxima atração do projeto é o sambista mineiro Gustavo Monteiro, no dia 23 de junho.

Mais informações: 3041-2155 ou Instagram @caixaculturalcuritiba

Maryzelia CLIPE:  "Awo" (Márcio Alexandre e Marcelinho Moreira):

quinta-feira, 12 de março de 2026

Conservatório de MPB terá 34 shows gratuitos neste ano

A agenda do Conservatório de MPB de Curitiba já conta com 40 shows marcados entre março e novembro, sendo 34 gratuitos. A primeira atração é a roda de choro desta quinta-feira (12), que tem como convidado o flautista Clayton Silva. A apresentação será no Conservatório (Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco), às 19h. 

Silva é bacharel em flauta transversal pela Universidade Estadual do Paraná e toca flauta e flautim na Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB. Também é assistente de produção do tradicional Conjunto Choro e Seresta e responde pela direção artística da Banda Lyra Curitibana. É um dos idealizadores e curadores do Festival É no choro que eu vou, que acontece todo ano em Curitiba – em 2026, ocorrerá de 21 a 26 de abril.

Samba, forró e música caipira - Ainda em março, a roda de samba do Conservatório recebe o cavaquinista Didi do Cavaco, cantor popular que atua há 52 anos. O show ocorre no dia 19, às 19h.

No dia 22, o programa Domingo Onze e Meia recebe o Forró de Maravilha, único grupo de forró exclusivamente feminino de Curitiba. No dia 25, às 19h, a roda de música caipira tem como convidada a intérprete Ana Decker, que já trabalhou com artistas como Robertinho Silva, Arismar do Espírito Santo e Jair Rodrigues.

Cinco programas - O conservatório ocupa um sobrado construído em 1897 e se dedica ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos de Música Popular Brasileira. Oferece cursos nas áreas de instrumento, canto, teoria, estruturação musical e prática de conjunto e promove, ainda, workshops e bate-papos com artistas.

O espaço também é sede de grupos artísticos vinculados à Fundação Cultural de Curitiba e gerenciados pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, entre eles as orquestras À Base de Corda e À Base de Sopro, o Vocal Brasileirão, o grupo infantojuvenil Brasileiro e o Coral Brasileirinho.

Além disso, promove programas com o objetivo de incentivar e divulgar o trabalho dos músicos curitibanos. São cinco programas já consolidados: Roda de Choro, Roda de Samba, Roda de Música Caipira e Domingo Onze e Meia, com entrada gratuita, no Conservatório, e o Terça Brasileira, com ingressos pagos (R$ 35,00 e R$ 17,50,meia), no Teatro do Paiol. Neste ano, as apresentações do Terça Brasileira começam em abril.

PROGRAMAÇÃO 2026

Domingo Onze e Meia

11h30 - Livre e gratuito CMPB (Rua Mateus Leme, 66 - Centro)

22/3 - Forró de Maravilha

26/4 - Regional É No Choro Que Eu Vou

17/5 - Duo Gulin & Oswaldo Rios

14/6 - Ricardo Salmazo - Desnudo

19/7 - Clarone no Choro

2/8 - Fino Fole - Forró Pé de Serra

23/8 - Sambas da Jay de Oyá

13/9 - Capybara Trio

20/9 - Orquestra Viola e Cantoria

18/10 - Tupi Pererê Canta Zum Zum Zum

Terça Brasileira - Teatro do Paiol - 19h  R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho

R$ 35,00 e R$ 17,50 meia-entrada (www.comprenozet.com.br)

14/4 - Curitiba Ska Jazz Ensemble

12/5 - Choro Cruzado

23/6 - Grupo Pra Sacudir

11/8 - Daniel Migliavacca Quarteto

15/9 - Peci e o Tempero

17/11 - Samba do Cassin

Roda de Choro - 19h - Livre e gratuito

CMPB (Rua Mateus Leme, 66 - Centro)

12/3 - Convidado Clayton Silva

23/4 - Convidado Marco Aurélio Almeida

07/5 - Convidada Zélia Brandão

11/6 - Convidado Mário Conde

6/8 - Convidado Renan Bragatto

3/9 - Convidado Vinicius Chamorro

8/10 - Convidado Tiago Silva

5/11 - Convidada Marina Camargo

Roda de Samba - 19h - Livre e gratuito

CMPB (Rua Mateus Leme, 66 - Centro)

19/3 - Convidado Didi do Cavaco

16/4 - Convidada Janine Mathias

14/5 - Convidado Marcio Mania

18/6 - Convidada Rubia Divino

13/8 - Convidado Fábio Silva

10/9 - Convidada Maytê Correa

15/10 - Convidado Julio Mocidade

12/11 - Convidada Jô Nunes

Roda de Música Caipira - 19h - Livre e gratuito

CMPB (Rua Mateus Leme, 66 - Centro)

25/3 - Convidada Ana Decker

08/4 - Convidados Lisi da Maia e Carlinhos Goiano

20/5 - Convidado Maikel Monteiro

03/6 - Convidado Borges

19/8 - Convidados Caipira Jazz

16/9 - Convidados Orli e Gemmaque

21/10 - Convidados Grupo Curitibano

18/11 – Convidados Orquestra Viola e Cantoria

Mostra no Cine Passeio exibe filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar

O cinema brasileiro tem conquistado cada vez mais reconhecimento internacional, especialmente após a vitória de “Ainda Estou Aqui” como Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. No entanto, essa não foi a primeira vez que uma produção nacional chegou ao tapete vermelho da maior premiação do cinema mundial.

Para relembrar essa trajetória, o Cine Passeio exibirá a partir desta semana cinco longas brasileiros que já foram indicados ao Oscar em edições anteriores. A Mostra Brasil no Oscar começa nesta quinta-feira (12), com sessões sempre às 19h30. Os ingressos estão disponíveis no site ingresso.com e na bilheteria do cinema.

O Cine Passeio de Curitiba vai transmitir a cerimônia da premiação do Oscar 2026 na fachada do cinema de rua da cidade, neste domingo (15). O evento organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura e Prefeitura, integra a programação de aniversário da cidade, acontecerá a partir das 19h com a entrada das estrelas no famoso tapete vermelho do Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA), onde acontecerá a festa.

CONFIRA OS FILMES

O PAGADOR DE PROMESSAS - Quinta-feira (12/3) - Lançado em 1962 e dirigido por Anselmo Duarte, foi o primeiro filme brasileiro indicado a um Oscar, concorrendo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A história acompanha Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta a resistência da Igreja ao tentar cumprir uma promessa feita em um terreiro de candomblé. Na ocasião, o filme perdeu a estatueta para o francês “Les Dimanches de Ville d’Avray”.

O QUATRILHO - Sexta-feira (13/3) - Quase 35 anos após a primeira indicação do Brasil ao Oscar, “O Quatrilho” tornou-se, em 1996, o segundo filme brasileiro a disputar a premiação. Dirigido por Fábio Barreto, o longa narra a história de dois casais de imigrantes italianos que decidem morar na mesma casa para enfrentar as dificuldades da vida no interior do Rio Grande do Sul, situação que acaba gerando um inesperado envolvimento amoroso. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, perdeu para o holandês “A Excêntrica Família de Antônia”.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? - Sábado (14/3) - Dirigido por Bruno Barreto, o filme retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, realizado por integrantes de grupos guerrilheiros que lutavam contra o regime militar. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998, mas perdeu para o também holandês “Caráter”.

CENTRAL DO BRASIL - Terça-feira (17/3) - Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil também marcou época. Em 1999, o longa recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro. A trama acompanha Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e que acaba embarcando em uma jornada pelo interior do país ao lado de Josué, um menino que procura o pai que nunca conheceu. O filme não levou a estatueta: Fernanda Montenegro perdeu para Gwyneth Paltrow (“Shakespeare Apaixonado”) e o prêmio de Filme Estrangeiro ficou com o italiano “A Vida é Bela”.

AINDA ESTOU AQUI - Quarta-feira (18/3) - Encerrando a mostra, “Ainda Estou Aqui” foi indicado a três categorias no Oscar 2025 - Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres - superando o recorde anterior de “Central do Brasil” entre produções brasileiras. O longa narra a história real de Eunice Paiva durante a ditadura militar brasileira, na década de 1970. Após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, levado por militares, Eunice precisa reconstruir a vida para proteger os cinco filhos e passa a lutar pela memória e pelos direitos humanos. Fernanda Torres perdeu a estatueta de Melhor Atriz para Mikey Madison, de “Anora”, que também venceu o Oscar de Melhor Filme.

O Cine Passeio está situado na Rua Riachuelo, 410, Centro. Os ingressos: estão disponíveis para compra no site Ingresso.com ou na bilheteria local

Orquestra Sinfônica estreia novo piano Steinway & Sons com o irlandês Barry Douglas

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) abriu a venda de ingressos para o concerto de abertura da Temporada 2026. Os ingressos, a R$ 10 e R$ 20, estarão disponíveis pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra. O concerto é o primeiro da “Série Ouro” em 2026, que traz apresentações noturnas, além dos tradicionais concertos matutinos aos domingos.

As apresentações, que mostram ao público o novo piano de cauda Steinway & Sons, serão nos dias 12 de março (quinta-feira), às 20h30, e 15 de março (domingo), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, sob regência do diretor Musical e Regente Titular da OSP, Roberto Tibiriçá, e participação do consagrado pianista irlandês Barry Douglas, vencedor do Prêmio Tchaikovsky em 1986.

O novo instrumento integra uma série de nove aquisições do Governo do Estado para a Sinfônica paranaense, em um aporte de quase R$ 6 milhões em equipamentos dentro de um investimento mais amplo de R$ 50 milhões no Centro Cultural Teatro Guaíra. Considerado padrão-ouro mundial, o Steinway chega para ampliar o repertório e a potência sonora da orquestra.

Em 50 anos de carreira, nunca vi um investimento como esse em uma instituição cultural. É um acontecimento extraordinário que vai enriquecer a sonoridade da orquestra e ficará como legado para o Paraná”, afirma Tibiriçá.

PROGRAMA – Como destaca o maestro titular, o novo Steinway marca não apenas o início de uma temporada, mas um novo capítulo na história da Orquestra Sinfônica do Paraná, que promete emocionar o público desde a primeira nota. A estreia do instrumento será marcada por um dos maiores desafios do repertório pianístico: o "Concerto nº 3 para piano em ré menor, Op. 30", de Sergei Rachmaninov.

Conhecida pelo virtuosismo extremo e pela intensidade emocional, a obra será interpretada por Barry Douglas, um dos principais pianistas da atualidade. “É um dos concertos mais lindos e mais difíceis do repertório pianístico”, aponta Barry Douglas “Estou muito ansioso para tocar essa peça no piano novo, com o meu amigo Roberto Tibiriçá e a Orquestra em Curitiba. Tenho memórias tão felizes da última vez que estive aí”, afirmou o solista que já tocou com a Orquestra em 2023.

Na segunda parte, a orquestra executa a "Sinfonia nº 1 em ré maior – Titan”, de Gustav Mahler, peça monumental que simboliza força, transformação e triunfo, uma escolha simbólica. “É uma obra extraordinária para comemorar a abertura dessa temporada”, destaca o maestro Tibiriçá.

A apresentação contará ainda com participação e homenagem à pianista Analaura de Souza Pinto, fundadora da OSP e figura central na história do instrumento na instituição.

PIANO – Antes de chegar ao palco, o Steinway passou por um processo minucioso de montagem, regulagem e afinação dentro do teatro, adaptado à acústica do espaço e ao uso sinfônico. O instrumento levou cerca de um ano para ser construído, em mais de 12 mil etapas artesanais, com madeira selecionada e componentes específicos para garantir projeção, precisão e riqueza tímbrica.

Com cerca de 85% de sua estrutura em madeira tratada por anos, o piano permite uma sonoridade que vai da delicadeza extrema à potência dramática, característica essencial para o repertório sinfônico.

LEGADO – Além do piano, a OSP deve receber ao longo do ano outros nove instrumentos: uma harpa de pedais, um órgão eletrônico, uma celesta, um cravo, dois contrabaixos de cinco cordas e dois trompetes de rotor. Diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro destaca que o investimento coloca o espaço no mesmo patamar de grandes teatros e salas de concerto do mundo.  É uma mensagem de compromisso com a arte e valorização do artista, mas principalmente para o público que vai aproveitar essa ferramenta cultural por gerações, assim como o primeiro”, resume.

É um patrimônio que o Governo do Paraná deixa para a comunidade. A gente investe para que o público possa viver essa experiência artística por gerações”, aponta a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A programação de 2026 foi concebida para destacar as características de cada novo equipamento em concertos específicos. A programação completa pode ser consultada no site da Orquestra Sinfônica do Paraná.

No mês do aniversário, Curitiba ganha 3 novas instalações artísticas ao ar livre

Como parte da comemoração pelos 333 anos de Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel vai inaugurar três novas instalações artísticas na cidade: um mural do artista Simon Taylor, uma escultura da mosaicista Patrícia Ono e a escultura em bronze em homenagem ao ex-prefeito, arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937-2021).

A primeira das entregas, nesta quinta-feira (12), será a da escultura em mosaico Elo, produzida pela artista Patrícia Ono. A obra de 1,2m x 3,20m homenageia os 130 anos de amizade Brasil-Japão e ficará na Praça do Japão, no Água Verde. A inauguração ocorrerá durante a entrega do Largo Chuji Seto Takeguma, nome original do artista Cláudio Seto, no entroncamento da Avenida República Argentina com as ruas Dr. Alexandre Gutierrez e Saint’Hilaire, ao lado da praça.

A artista conta que a milenar técnica do mosaico simboliza a natureza da amizade entre as duas nações. “Assim como o mosaico, a relação entre os dois países é formada de inúmeros fragmentos, histórias, tradições e símbolos”, diz Patrícia.

A inspiração, segundo Patrícia, veio da leveza e precisão do origami japonês com a bandeira de cada país, traduzida em uma estrutura de chapa metálica fina, revestida com cerâmicas e vidro. Os elementos simbólicos que compõem a obra são um diálogo entre as culturas.

Do lado japonês estão o crisântemo, a cerejeira e Ondas de Kanagawa, uma das pinturas mais famosas do Japão, de Katsushika Hokusai, que se tornou um grande ícone artístico. Em contraponto, a escultura traz a araucária e o pinhão, representando a força e as raízes da cultura paranaense e brasileira.

Um destaque especial da escultura é a homenagem a Claudio Seto, pioneiro do mangá no Brasil. “Além de dar nome ao largo onde a obra será instalada, ele é celebrado pela representação da deusa Amaterasu, que simboliza a luz e a união entre os povos”, completa Patrícia.

Ilustrador, artista visual e chargista, Seto é considerado um dos precursores do mangá no Brasil. Natural de Guaiçara (SP), viveu no Japão, onde estudou em um templo zen e frequentou o estúdio de Osamu Tezuka, referência mundial e conhecido como o pai do mangá no Brasil. Em Curitiba, onde residiu por 33 anos, atuou também como pesquisador da Fundação Cultural e do Memorial da Imigração Japonesa, além de colaborar com festivais tradicionais, como Haru Matsuri e Hana Matsuri.

Largo da Ordem 360º - Outro destaque da programação é a transposição da obra Largo da Ordem 360º, do artista curitibano Simon Taylor, para um mural em azulejos que será inaugurado no dia 17 de março. Trata-se do primeiro mural assinado pelo artista.

A peça ocupará a lateral do histórico casarão da papelaria Haupt, quase na entrada do Largo da Ordem, e poderá ser vista por quem passa pela Rua Barão do Serro Azul. O local está sendo preparado para a instalação que deve acontecer nas próximas semanas.

Simon Taylor é referência entre os urban sketchers (desenhistas urbanos) e possui trajetória consolidada em representações da capital. Seu estilo autoral combina precisão arquitetônica e sensibilidade artística, o que foi determinante para retratar a atmosfera histórica e cultural do Largo da Ordem”, destaca Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Considerada uma das obras mais conhecidas do artista, ela apresenta o Largo em vista aérea, com os principais imóveis do núcleo histórico desenhados em perspectiva: a Casa Romário Martins, a Igreja da Ordem, a Casa Vermelha, além do bebedouro e do tradicional calçamento em paralelepípedos com desenho circular.

O artista define o trabalho como uma “caricatura urbana”, linguagem em que elementos arquitetônicos são levemente distorcidos para acentuar o caráter artístico da cena.

Segundo Simon, o desenho original nasceu há pouco mais de dez anos, em novembro de 2015. “É um dos poucos desenhos meus que foi planejado”, afirma. Para executá-lo, ele levou quatro folhas de papel sulfite, sentou-se em frente ao bebedouro e dividiu o Largo da Ordem em quatro setores, desenhando cada parte separadamente e depois juntando tudo.

Com aproximadamente 5,20 metros de altura por 6,6 metros de largura, os azulejos que comporão o mural foram pintados à mão pelo artista e produzido pelo Estúdio Lenzi, empresa especializada em arte cerâmica.

A nova obra passará a dialogar com outros painéis existentes na região, como os de Poty Lazzarotto, instalados nos dois lados da Travessa Nestor de Castro, e o painel Figuras e Pássaros, de Alberto Massuda, mais recente.

Jaime Lerner na Rua XV - No dia 23 de março, será inaugurada a escultura em homenagem a Jaime Lerner, instalada no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Galeria Ritz, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Muricy.

Assinada pelo artista Elvo Benito Damo, a obra em bronze, com cerca de 200 quilos, retrata Lerner sentado em um banco Toinoinoin, de design criado por ele, na cor vermelha. Na composição, o urbanista segura um lápis e um caderno aberto com a frase em relevo: “Quem cria, nasce todo dia”.

A escolha do local é carregada de simbolismo. A Rua XV de Novembro foi a primeira via pública exclusiva para pedestres no Brasil, implantada em 1972, durante o primeiro mandato de Lerner como prefeito da capital paranaense, uma decisão considerada ousada e inovadora à época.

Reconhecido internacionalmente, Lerner deixou um legado no planejamento urbano com intervenções voltadas à qualidade de vida, à sustentabilidade e à mobilidade. Ele se destacou na implantação parques urbanos multifuncionais, como Barigui e o São Lourenço, que funcionam como área de lazer, conservação e como bacias de contenção de enchentes. O transporte público foi outro capítulo na vida pública do gestor, que implantou os corredores de BRT, canaletas exclusivas para ônibus. 

Curitiba celebra o Mês da Mulher com lançamento do livro “Elas Empreendem” no Paiol Digital de março

Nesta quinta-feira (12), 18h30, vai ser lançado  o livro “Elas Empreendem – Histórias de Sucesso das Mulheres do Prêmio Empreendedora 2025”.  O lançamento acontece durante o Paiol Digital das Mulheres, evento especial que será realizado no Pinhão Hub, no Rebouças, reunindo empreendedoras, lideranças e a comunidade para celebrar o protagonismo feminino nos negócios.

A iniciativa é da Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A publicação reúne relatos de finalistas e vencedoras do Prêmio Empreendedora 2025, reconhecidas em cerimônia realizada no Museu Oscar Niemeyer em outubro do ano passado.

Esta é a primeira vez que as histórias das participantes da premiação ganham um livro. A obra registra trajetórias marcadas por determinação, inovação e capacidade de transformação, eternizando experiências que hoje inspiram outras mulheres a empreender.

Histórias de vida que inspiram - Mais do que contar conquistas, o livro revela os caminhos percorridos por cada empreendedora até consolidar seus negócios. As narrativas apresentam desafios enfrentados ao longo da vida, desde dificuldades financeiras e preconceito até perdas pessoais e mudanças radicais de trajetória.

Entre os relatos estão histórias de mulheres que caminharam quilômetros para estudar na infância, trabalharam na roça, deixaram suas cidades em diferentes regiões do Brasil em busca de oportunidades e também de uma empreendedora que chegou a Curitiba como refugiada da guerra na Síria. Em comum, todas compartilham coragem, preparo, dedicação e a capacidade de reinventar o próprio caminho.

No prefácio da obra, o prefeito Eduardo Pimentel destaca que o empreendedorismo é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento da cidade e que incentivar mulheres a empreender é também fortalecer a economia e promover oportunidades.

O empreendedorismo tem papel fundamental na construção de uma cidade dinâmica e inovadora. Valorizar a trajetória das mulheres que empreendem é reconhecer talentos que geram desenvolvimento, criam oportunidades e ajudam a construir um futuro mais justo e inclusivo”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, ressalta que cada história retratada na obra demonstra a força e a determinação das empreendedoras. “Ao compartilhar essas experiências, ampliamos o alcance dessas histórias e reforçamos nosso compromisso de criar cada vez mais oportunidades para que as mulheres avancem no mundo dos negócios”, destaca.

Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, transformar as histórias do prêmio em livro fortalece o impacto da iniciativa.

Ao registrar essas trajetórias em uma publicação, ampliamos o alcance dessas histórias e mostramos que por trás de cada negócio existe muito esforço, aprendizado e vontade de transformar realidades”, afirma.

Rede de apoio - A publicação também é resultado do trabalho de avaliadoras, mentoras e palestrantes que participaram do Prêmio Empreendedora 2025, contribuindo com conhecimento, orientação e incentivo às participantes ao longo de toda a jornada.

O projeto foi viabilizado em parceria com a Editora Suardi, por iniciativa da editora Giselle Suardi, que apoiou a produção da obra ao reconhecer a importância da premiação para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Curitiba e na Região Metropolitana. A impressão do livro contou com apoio da gráfica Hellograf.

O Pinhão Hub está siuado na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças.

Das embalagens de balas para o acervo da Casa da Memória, Zequinha virou patrimônio de Curitiba

Um dos maiores símbolos da Curitiba de antigamente era um palhacinho de roupa azul e gravata-borboleta vermelha. As figurinhas de Zequinha e seus múltiplos personagens viraram febre, conquistaram gerações, viajaram o mundo e atravessaram décadas acompanhando tanto a evolução urbana da capital paranaense como os comportamentos sociais. 

Um dos maiores símbolos da Curitiba de antigamente era um palhacinho de roupa azul e gravata-borboleta vermelha. As figurinhas de Zequinha e seus múltiplos personagens viraram febre, conquistaram gerações, viajaram o mundo e atravessaram décadas acompanhando tanto a evolução urbana da capital paranaense como os comportamentos sociais.

Criado entre 1928 e 1929 como estratégia comercial para impulsionar as vendas das balas produzidas pela fábrica de doces A Brandina, dos irmãos Sobania, Zequinha nasceu em uma Curitiba sem asfalto, de bondes e carroças e habitada por cerca de 100 mil pessoas, quase metade da população do atual bairro da CIC.

Do início até os dias atuais, Zequinha soma aproximadamente 1.200 figurinhas. Cada imagem mostrava o palhacinho exercendo profissões, vivenciando cenas urbanas ou representando tipos sociais da época. De ferreiro a médico, astrônomo, agricultor, ambulante, lixeiro, Zequinha desempenhou múltiplas funções.

Ao longo de quase um século passou pela mão de três desenhistas. Incialmente o litógrafo Alberto Thiele, que fez as primeiras 50 figurinhas rodadas na histórica Impressora Paranaense. A primeira ilustração, desenhada por Thiele, retratava o palhaço tomando banho em sua banheira, ponto de partida para uma coleção que marcaria gerações.

Na década de 1940, Paulo Carlos Rohrbach assumiu o traço do palhacinho e desenhou mais 150 imagens. Com esses dois artistas, foram produzidas quatro séries de figurinhas que embalaram milhares de balas até 1967 e motivaram a criançada a comprar os doces, na tentativa de completar a coleção.

Além de conquistarem o público pelos desenhos, as figurinhas surgiram em uma época em que havia poucas opções de brinquedos para as crianças. Nesse contexto, brincadeiras como o tradicional “bafo” ganharam força e marcaram a infância de gerações que se empenhavam em ampliar suas coleções. Para quem completasse o álbum, havia ainda a possibilidade de trocar as figurinhas por brinquedo.

Zequinha no então ICM - Após um hiato de 12 anos, Zequinha volta repaginado em 1979 pelo artista curitibano Nilson Muller, e se torna o garoto-propaganda do Governo do Paraná, numa grande campanha de arrecadação do então ICM (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias).

No início da década de 2020, Zequinha seguiu carreira solo até o falecimento de Muller, em janeiro deste ano. Foi ele quem fez as maiores transformações no personagem, que ganhou traços mais suaves, um ar mais leve e características contemporâneas de diversidade e respeito. 

Zequinha polêmico - O personagem também refletiu valores e contradições de seu tempo. Algumas edições antigas traziam cenas hoje consideradas inadequadas, com estereótipos e situações violentas: Zequinha assaltante, suicida, briguento, gangster, racista e outros comportamentos que certamente fariam o personagem ser “cancelado”, para usar um termo do momento. A partir da década de 1980, essas representações foram reformuladas.

Ao mesmo tempo, ele sinalizava uma Curitiba passando por importantes processos de modernização, como o alargamento de ruas e calçadas, expansão da energia elétrica e do saneamento, automóveis nas ruas. Nesses contextos aparecem Zequinha como eletricista, mecânico, aviador, engenheiro, demonstrando uma cidade que deixava suas características rurais para se tornar uma metrópole.

Zequinha não é só figurinha, ele também é memória de Curitiba e parte da identidade da cidade”, afirma Camila Jansen, historiadora que usou as ilustrações do palhaço em seu doutorado pela Universidade Federal do Paraná.

A pesquisadora usou a primeira coleção de figurinhas, entre 1929 e 1948, para analisar os impactos da modernização e da urbanização em Curitiba. A partir das imagens do palhacinho, investigou costumes, tecnologias e transformações culturais da cidade.

O doutorado, em 2019, resultou no livro “As Balas Zequinha e a Curitiba de Outrora”, publicado no final de 2024 com apoio da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

O livro pode ser encontrado em diversos pontos, como na loja do Museu Oscar Niemeyer, nas Livrarias Telaranha e Arte & Letra e em outros locais de Curitiba e em Ponta Grossa.

A pesquisa da autora partiu do documentário “Zequinha Grande Gala”, lançado em 2005 pelo cineasta Carlos Henrique Tullio. Após assistir a obra, a pesquisadora entrou em contato com o documentarista que a auxiliou a encontrar o material para o estudo.

Zequinha na Casa da Memória - O material histórico usado tanto para o documentário como para as pesquisas de Camila sobre o personagem está preservado na Casa da Memória de Curitiba, centro de documentação da Fundação Cultural de Curitiba.

O acervo reúne mais de 500 itens originais relacionados a Zequinha, incluindo uma cartela com as 200 estampas da primeira fase e um álbum completo autografado e doado por Nilson Muller, o desenhista curitibano que assumiu a fase moderna do personagem no início dos anos 1980.

Administrada pela Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a Casa da Memória é referência em documentação histórica, com foco na trajetória de Curitiba e do Paraná. O material é disponibilizado gratuitamente para consulta pública. Os itens estão disponíveis para a consulta digital via o email casadamemoria@curitiba.pt.gov.br.

A Casa da Memória é fundamental para pesquisas sobre a história e a identidade de um lugar, mas, um centro de preservação só faz sentido se a população reconhece a importância de conhecer mais sobre nós e sobre o nosso passado”, conclui a pesquisadora.

A importância de Zequinha para a história de Curitiba é tamanha que ele foi tema do primeiro Boletim da Casa da Memória. Escrito por Valêncio Xavier, o boletim “Desembrulhando as Balas Zequinha”, foi lançado em 1974 para acompanhar a exposição do acervo das Balas Zequinha na Casa Romário Martins.

Zequinha no Futuro - A família de Nilson Muller é a guardiã do Zequinha. Antes de falecer, aos 84 anos, o artista deixou uma série de ilustrações do palhacinho não publicadas. Katia Gebur Muller, nora do desenhista, afirma que pensa em fazer uma curadoria do material para lançar futuramente. Os planos são de manter tanto a memória do Nilson como do Zequinha vivas. “Nós queremos tratar o Zequinha com o maior carinho e o maior respeito que ele merece, assim como honrar o legado do Nilson”, afirma Kátia.