Reuters) - Três mulheres que fizeram campanha pelos direitos humanos e pelo fim da violência na Libéria e no Iêmen, incluindo a presidente liberiana, Ellen Johnson-Sirleaf, ganharam o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira, informou o chefe do comitê norueguês do Nobel.
Outra liberiana, Leymah Gbowee, que mobilizou mulheres contra a guerra civil no país ao organizar uma "greve de sexo", e Tawakkul Karman, que trabalhou no Iêmen, vão dividir o prêmio avaliado em 1,5 milhão de dólares com Johnson-Sirleaf, que enfrenta a reeleição para um segundo mandato como presidente na terça-feira.
"Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo a não ser que as mulheres obtenham as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade", disse o presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, a repórteres.
"O Prêmio Nobel da Paz de 2011 será dividido em três partes iguais entre Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman pela sua luta não-violenta pela segurança da mulher e pelos direitos das mulheres de participação integral no trabalho de construção da paz".
Johnson-Sirleaf, de 72 anos, é a primeira mulher eleita presidente livremente na África. Gbowee mobilizou e organizou mulheres de linhas divisórias étnicas e religiosas para tentar pôr um fim na guerra da Libéria e para assegurar a participação das mulheres nas eleições.
O comitê acrescentou: "Nas circunstâncias mais árduas, tanto antes quanto depois da Primavera Árabe, Tawakkul Karman desempenhou um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e pela democracia e paz no Iêmen".
"A esperança do Comitê Norueguês do Nobel é que o prêmio para Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman ajude a colocar um fim na supressão das mulheres que ainda ocorre em muitas países, e constatar o grande potencial de democracia e paz que as mulheres podem representar".
Falando por telefone de Monróvia, o filho de Johnson-Sirleaf disse à Reuters que estava "superanimado. Essa é uma grande notícia e temos que comemorar".
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ricardo, desculpa postar essa mensagem aqui, só que não consegui achar seu e-mail no blog. Estou com um espetáculo que vai estrear em novembro no teatro Reikrauss Bennemond, Centro. E gostaria de saber sobre a pauta para divulgação no site de vcs. Com quem eu falo? Pra quem eu mando o matérial de divulgação da peça?
ResponderExcluirAqui vai o endereço do blog da cia: http://www.hilltopciadeteatro.blogspot.com
obrigado.
--
Jackson Totsk
Hill Top - Cia de Teatro