Sob a regência da maestrina venezuelana Maria Guinand, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana o concerto “O Magnum Mysterium”, em que serão executadas diferentes versões do cântico sobre o mistério do nascimento de Jesus e a pureza da Virgem Maria. O concerto é uma homenagem à cantora lírica Neyde Thomas, no mês em que se completa um ano de sua morte. As apresentações acontecem sexta-feira (17), às 20h, e sábado (18), às 18h30, na Capela Santa Maria.
Serão apresentadas as canções de seis compositores do século 16 – Pedro de Cristo, Cristóbal de Morales, William Byrd, Giovanni Pierluigi da Palestrina, Giovanni Gabrieli e Tomás Luis de Victoria. O mistério da concepção de Jesus é um dos temas utilizados por inúmeros compositores daquele período, sendo que cada um explorou a musicalidade dos versos bíblicos conforme seus estilos característicos. O concerto possibilita conhecer essas variações.
Na segunda parte, o Coro da Camerata interpreta quatro madrigais de Claudio Monteverdi e finaliza com o “Gloria” a sete vozes, do mesmo compositor. Os madrigais foram as formas mais utilizadas por Monteverdi. Esse gênero é proveniente da Itália renascentista e baseia-se em poemas de temática amorosa, cuja música se destacava pela expressividade.
Para dirigir o espetáculo, o Coro da Camerata trouxe como regente convidada a maestrina Maria Guinand, professora universitária e promotora de muitos projetos corais na Venezuela. É diretora de quatro importantes grupos venezuelanos - a Cantoría Alberto Grau, o Orfeón Universitario Simón Bolívar, a Schola Cantorum de Caracas e o Coral de La Fundación Polar , com quem ela tem feito muitas gravações e viagens internacionais. A temporada 2012 do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.
Os ingressos para a a prswentação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário