A Fundação Cultural de Curitiba promove, de 1º de março a 1º de novembro de 2013, mais uma edição do Ciclo Obras Completas, voltado ao conhecimento e divulgação das obras de escritores locais. Desta vez, o autor em foco é Jamil Snege, que terá sua produção literária apreciada em encontros semanais, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h, nas Casas da Leitura Augusto Stresser, Dario Vellozo, Hilda Hilst, Jamil Snege, Osman Lins e Wilson Martins. A inscrição é gratuita e deve ser feita com antecedência, na Casa da Leitura escolhida, no horário das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Jovens e adultos podem participar esporadicamente das reuniões ou do ciclo completo, composto por 30 encontros. A carga horária total é de 60 horas, com programação formada por leitura, reflexão e discussão entre os leitores, com mediação dos profissionais das Casas da Leitura. Os participantes interessados em obter certificação devem ter uma frequência mínima de 80% no ciclo.
Organizado no formato de rodas de leitura, o Ciclo Obras Completas integra o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba com a proposta de aumentar os índices de leitura entre os vários grupos sociais, por meio de um conjunto de ações de fomento, difusão e formação.
O Ciclo Obras Completas / Jamil Snege permitirá uma viagem pelo legado literário de um dos mais importantes escritores paranaenses. O “turco”, como era carinhosamente chamado pelos amigos, devido à sua origem sírio-libanesa, foi autor de uma obra prolífica e diversificada.
Nascido em Curitiba em 1939, onde passou a vida toda e faleceu em 2003, Jamil Snege era formado em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Dono de uma escrita ácida e contemporânea, Snege publicou romances, contos e crônicas, entre eles O Jardim, a Tempestade (minicontos, 1989), Viver é prejudicial à saúde (novela, 1998) e Os verões da grande leitoa branca (contos, 2000), além de ter atuado como publicitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário