quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

“Conexões dos Extremos” promove intercâmbio de filmes entre Manaus e Curitiba

Trazer o cinema da Amazônia para Curitiba, assim como mostrar aos manauaras o cinema paranaense é a proposta do “Cine Conexões dos Extremos”, mostra independente e gratuita que acontecerá entre os dias 10 e 16 de dezembro em cada uma das cidades no formato on-line.

A mostra terá uma sessão com um longa e outra formada por curtas-metragens da outra cidade, incluindo uma live de encerramento com diretores. Em Curitiba (PR), os filmes amazonenses ficarão em cartaz no site do Cine Passeio.

O longa-metragem que será exibido é o documentário “Tudo Por Amor ao Cinema” de Aurélio Michiles. O filme conta a história de Cosme Alves Netto, mais conhecido como “Cosme da Cinemateca”, um amazonense que lutou pela divulgação e preservação do cinema brasileiro e latino-americano entre as décadas de 1950 e 1980.

Entre os curtas-metragens da mostra, estão “O Barco e o Rio” (foto), de Bernardo Ale Abinader, ganhador de 5 Kikitos no 48º Festival de Cinema de Gramado e a animação “A Última Balada de El Manchez”, de Leonardo Mancini, selecionado para o Anima Mundi 2017. A curadoria dos filmes amazonenses foi realizada pelo jornalista e crítico de cinema Caio Pimenta, do Cine Set.

Para encerrar a mostra em Curitiba, o diretor Aurélio Michiles, junto com a coordenadora do “Cine Conexões dos Extremos”, Lídia Ferreira, participarão de uma live para comentar sobre o longa-metragem exibido e tirar dúvidas do público.

Segundo os coordenadores do projeto, a mostra tem o objetivo de aproximar cidades brasileiras distantes territorialmente através do cinema, bem como valorizar produções de realizadores regionais e promover uma troca entre público e cineastas.

Somos um país continental e multicultural, onde cada região tem suas peculiaridades que, muitas vezes, não estão representadas no cinema brasileiro. A ideia é mostrar um ‘olhar de dentro’, a partir dos cineastas regionais, para uma plateia distante, mas que é do mesmo país”, destaca a coordenadora do projeto Lídia Ferreira.

MOSTRA EM MANAUS - Na capital do Amazonas, o público poderá assistir aos filmes curitibanos no Casarão de Ideias, nos dias 14 e 15 de dezembro. A programação terá o longa-metragem “A Grande Nuvem Cinza”, de Marcelo Munhoz, e os curtas-metragens “A Mulher Que Sou”, de Nathália Tereza, “O Estacionamento”, de Willian Biagioli, e “Ainda Ontem”, de Jessica Candal. A curadoria é assinada por Kariny Martins e Eduardo Baggio, membros do Cineclube Cerejeira, ligado à Universidade do Estado do Paraná (Unespar).

A mostra “Cine Conexões dos Extremos” foi contemplada no edital emergencial da Fundação Manauscult por meio da Lei Aldir Blanc.

Saiba mais sobre os filmes amazonenses que serão exibidos em Curitiba

TUDO POR AMOR AO CINEMA - Documentário com direção de Aurélio Michiles. Cosme Alves Netto (1937-1996), conhecido como o “Cosme” da Cinemateca do MAM-RJ, esteve presente entre as décadas 50 a 80 na luta por sua divulgação e preservação do cinema brasileiro. Além de revelar a intimidade da vida deste amazonense-de-todo-mundo, Tudo por Amor ao Cinema é o único documentário brasileiro sobre a “cinefilia” e a arte de programar filmes.

A ÚLTIMA BALADA DE EL MANCHEZ - Animação com direção de Leonardo Mancini. A história do maior mariachi, que vendeu a alma para conseguir talento e fama, e sua inevitável queda e busca por redenção.

O BARCO E O RIO - Drama com direção de Bernardo Ale Abinader. Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário