Mais
de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado com o apelo de um
pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a campanha “De Olho nos
Olhinhos” com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do
retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas
crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num
estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o
diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais
rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.
O
Shopping Curitiba irá participar da campanha pelo segundo ano consecutivo, no
dia 21 de setembro, das 10h às 22h. Médicos oncologistas pediátricos do
Hospital Erastinho e residentes de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da UFPR
estarão presentes no local para falar sobre a campanha e divulgar informações
sobre o retinoblastoma, no Piso L1. Além disso, a campanha será divulgada nas
telas dos corredores do shopping, uma parceria com a Hello, braço de mídia da Allos.
A data desta mobilização nacional foi escolhida em alusão ao 18 de setembro,
Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do
Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.
Os
sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em
que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo
da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração
na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que
costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a
criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A
realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do
olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem
ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS)
oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma
integral e gratuita.
"Queremos que as famílias consigam chegar ao
diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a
informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos
olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a
confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”,
afirma Tiago. Daiana adverte: “Ficar
atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de
gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o
retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode
salvar a visão e a vida das crianças”.
A
campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a
importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática,
auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e
chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
Em
2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega mais forte, com
presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como RD Saúde,
Genesis Genomics, Johnson & Johnson e Allos. Além disso, terá um novo
integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da
doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao
público e à comunidade médica.
Na
edição online, durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai publicar vídeos
em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube (@daianagarbin)
entrevistando médicos. O casal vai divulgar uma cartilha digital contendo
sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um
filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a
campanha nas redes sociais.
O Shopping Curitiba está
situado na rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro. Mais informações: www.shoppingcuritiba.com.br
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