As salas do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão (rua Carlos Cavalcanti, 533), estão tomadas por novas exposições, com diferentes propostas e abordagens artísticas. Entre mostras individuais e coletivas, o público terá oportunidade de conhecer o trabalho de dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros, traçando um panorama das artes visuais da atualidade.
Organizada por Paulo Reis e Ana González, “Publicações de Artista” é um mostra que reúne projetos de arte elaborados por artistas de diversos pontos do Brasil e de outros países.
Outra mostra que caminha no mesmo sentido é “Conversas”, que tem como foco o processo de elaboração de uma exposição. Os artistas que participam das “Conversas” com suas propostas artísticas são Felipe Prando, Regina Melim, Vitor César e Graziela Kunsch.
A artista paulista Célia Euvaldo, que possui extenso currículo de exposições no Brasil e no exterior, mostra suas pinturas em Curitiba. Na técnica de óleo sobre tela, as obras de grandes dimensões são elaboradas em gestos precisos, com economia de ações.
A Loja da Gravura abriga a exposição “Apegos”, resultado de uma pesquisa desenvolvida por Joana Corona e Ricardo Corona, com montagem a cargo de Eliana Borges e Cleverson Luiz Salvaro. Trata-se de uma mostra de pequenos objetos que circundaram a vida e a obra dos escritores Valêncio Xavier (1933 - 2008) e Wilson Bueno (1949 - 2010).
Outra mostra reúne obras do acervo do Museu da Gravura. Uma das estrelas da exposição é a obra do artista americano Andy Warhol, mas também merecem destaque as gravuras de Rubem Grilo, Lasar Segal, Tessa Beaver, Ernesto Bonato, Bernardo Caro, Guilherme Zamoner e Yvan Lanfontaine.
Ana González, coordenadora do Museu da Gravura, diz que com essas mostras o museu se transforma num espaço de experimentação de arte contemporânea. “Teremos um período de muito trânsito de artistas pelo Solar, o que deverá gerar boas discussões sobre a arte”, afirma. “De um lado, a experimentação da arte contemporânea fervendo, e de outro, alguns dos melhores exemplos da arte moderna”.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário