O escritor baiano Antônio Torres é o convidado desta semana do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, bate-papo mensal promovido pela Biblioteca Pública do Paraná. O encontro acontece nesta terça-feira (16), às 19 horas, no auditório Paul Garfunkel da BPP.
Torres vai conversar com o público sobre literatura e sobre como as bibliotecas influenciaram sua formação como leitor e escritor. A mediação será feita pelo jornalista e escritor Luiz Andrioli. A entrada é franca.
Torres é o quinto convidado deste ano do projeto, que já contou com a participação de Cristovão Tezza, Elvira Vigna, Ana Paula Maia e Luiz Ruffato. Os encontros são transcritos e publicados pela BPP, além de serem gravados e transmitidos pela TV E-Paraná. No final do ano, a Biblioteca vai editar um livro com todas as transcrições. Até dezembro de 2011, o evento vai receber mais cinco escritores, entre eles Milton Hatoum, Marçal Aquino e Tony Bellotto.
O AUTOR – Antônio Torres nasceu no povoado de Junco (onde atualmente é Sátiro Dias), na Bahia, e escreveu uma extensa obra que hoje o coloca como um dos mais importantes escritores de sua geração. É autor de romances como “Um cão uivando para a lua” (1972), “Essa terra” (1976) e “Meu querido canibal” (2000).
Torres é vencedor de diversos prêmios literários: já levou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, o Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária de Passo Fundo (RS), e o Prêmio Jabuti de Romance, em 2007. Ele também foi condecorado pelo governo francês com o título de “Chevalier des Arts et des Lettres” e tem seus livros publicados em 11 países.
“Um Escritor na Biblioteca” é uma releitura de um projeto homônimo realizado pela BPP na década de 1980. Na primeira versão, passaram pelo espaço Fernando Sabino, Helena Kolody, Paulo Leminski, Antônio Callado, entre outros.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário