Que os Beatles influenciaram praticamente todos os que começaram suas carreiras musicais a partir de meados dos anos 60, não há qualquer dúvida. No Brasil, não foi diferente. O rock bobinho que aqui aportou no final dos anos 50 só tomou conta da juventude definitivamente a partir de 1965, quando uma boa dose de Beatlemania deu à chamada Jovem Guarda o ingrediente de som, atitude e carisma que a detonou como o primeiro grande fenômeno musical brasileiro de massa. Depois vieram os Tropicalistas e tudo de bom que a rotulada MPB gerou nos anos 60, 70, 80 e quase todos os admiradores da música dos Beatles.
Adolescente naquele momento e bem esclarecido como fã tanto de Beatles quanto da Jovem Guarda, o paraibano José Ramalho Neto participou de bandas de baile já a partir do final dos anos 60. Já nos anos 70, conquistou o país como Zé Ramalho com seu forte trabalho autoral. Ainda assim, suas versões em português para “The Fool On The Hill” e “This Boy” marcaram época nos anos 80.
Novo CD
“Zé Ramalho Canta Beatles” surgiu como uma curtição do artista no final de 1999, quando entrou em estúdio para rascunhar a idéia daquilo que teria sido seu primeiro projeto especial de intérprete. Mas quis o destino que o CD só ficasse pronto mais de 10 anos depois, não antes que Zé Ramalho produzisse e lançasse seus trabalhos dedicados aos repertórios de Raul Seixas, Bob Dylan, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Agora chegou finalmente a vez de “Zé Ramalho Canta Beatles”, com dez clássicos do repertório dos "fab four" e mais algumas canções das carreiras solo de John, Paul, George e Ringo (sempre nesta ordem). As gravações de 10 anos atrás foram retrabalhadas ao longo do tempo, enquanto Zé entrava em estúdio para gravar mais alguma dos rapazes – em projetos diversos que, como fã que sempre foi, ele nunca abriu mão de participar.
domingo, 21 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário