O
documentário “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”,
integrante da exposição de mesmo nome em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 12 de dezembro, foi
disponibilizado no canal do Museu noYouTube.
O
filme com roteiro, direção e produção dos arquitetos Isabela Maria Fiori e Luiz
Gustavo Singeski, em coautoria com Felipe Santos Gomes, expõe um amplo panorama
da participação e premiações de equipes do Paraná em concursos de arquitetura.
O
documentário traz depoimentos, projetos e obras de alguns dos personagens mais
importantes da arquitetura e do urbanismo locais, como Jaime Lerner, José
Sanchotene, Luiz Forte Netto, Manoel Coelho, Dilva e Orlando Busarello,
Leonardo e Raquel Oba, além da nova geração, como os arquitetos do Estúdio 41,
autores da Estação Antártica Comandante Ferraz, e a arquiteta Mariana Gusmão.
Conta,
também, com análises teóricas da curadora da exposição, Elisabete França, e dos
pesquisadores Key Imaguire Junior, Paulo Pacheco, Thais Saboia e Fábio Domingos
Batista.
A
obra resgata não só a memória e os desafios encarados por arquitetos e
arquitetas paranaenses que se destacaram – e ainda se destacam – no cenário
nacional, mas também as soluções por eles propostas que foram premiadas em
competições de arquitetura.
O
documentário também coloca em perspectiva o saber arquitetônico e a prática
adotada por diversas gerações conectadas pelo meio acadêmico, desvelando uma
peculiar inquietação arquitetônica e excelência de projetos que fizeram com que
o Paraná se tornasse, desde a década de 1960, o berço de grandes vencedores
desses concursos.
MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é
patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da
Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística
nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além
da mais significativa coleção asiática da América Latina.
O
acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil
metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o
que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Os
principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel
transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América
Latina, Vivo e Moinho Anaconda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário